9 práticas que ajudam a queimar calorias

Escrito por Giovana Pereira em

Quando decidimos cuidar do nosso corpo, e estabelecemos a meta de tomar conta de nós mesmos, controlar o peso, queimar calorias, melhorar a autoestima, requer muita força de vontade e disciplina.

Óbvio que queremos que os resultados apareçam rapidamente, alcançar esse objetivo o mais rápido possível e chegar ao nosso peso ideal.

Para atingir esse objetivo, a boa prática de exercícios, principalmente os aeróbicos são valiosos instrumentos pra queima de calorias e consequentemente o controle da gordura corporal.

Nesse artigo, vamos explorar os melhores exercícios para queimar calorias e nos beneficiar a longo prazo.

1. Exercícios de intervalo de alta intensidade

Os exercícios de intervalo de alta intensidade (HIIT) são uma ótima maneira de queimar calorias rapidamente. Essa atividade geralmente envolve uma combinação de movimentos de alta intensidade com períodos de descanso entre eles.

O HIIT pode ajudar a melhorar sua resistência cardiovascular e aumentar seu metabolismo a longo prazo, para que você continue queimando calorias mesmo depois de parar de se exercitar.

2. Musculação

A musculação também é uma excelente maneira de queimar calorias. Ao fortalecer seus músculos, seu corpo se esforça, aumenta seu metabolismo e começará a queimar calorias ainda mais rapidamente.

Claro que estamos falando de exercícios de musculação realizados com supervisão, pois se não feitos de maneira correta, pode causar o mal ao invés desses benefícios que entre eles citamos a seguir:

  1. Fortalece os músculos;
  2. Aumenta a densidade óssea;
  3. Aumenta massa corpórea;
  4. Melhora postura;
  5. Ajuda a retardar o envelhecimento;
  6. Ajuda a prevenir lesões.

3. Boxe

O boxe é outro tipo de exercício excelente para queimar calorias. É uma ótima maneira de liberar o estresse e a energia acumulada em seu corpo. É também um bom meio de retrabalhar seu metabolismo e aumentar sua resistência.

Os movimentos rápidos, a força necessária para realização dos golpes combinados entre braços e pernas, os giros exigidos nos movimentos rotacionados de quadris, são o segredo do esporte.

Não é preciso necessariamente um oponente para praticar, se concentrar nos movimentos, de ataque e defesa e no  agachamento, será mais que suficiente para garantir muitas calorias a menos. Além disso, o boxe: 

  1. Ajuda na defesa pessoal;
  2. Treina muitos grupos musculares;
  3. Aumenta a resistência e a força;
  4. Auxilia na perda de peso;
  5. Reduz o estresse;
  6. Aumenta a resistência e a força.

4. Dança

A dança é outro excelente exercício que pode ajudar a queimar calorias rapidamente. Ela melhora sua resistência e trabalha os músculos de uma forma divertida, o que pode te fazer até mesmo esquecer de que está se exercitando.

A dança também não requer nenhum equipamento especial, então é fácil começar a praticar. Assim é o exercício ideal para quem não gosta de aparelhos, de levantar pesos, o segredo da dança é dominar seu corpo, fazer com que seus músculos levante seu peso. 

A dança pode também: 

  1. Aumentar a autoestima;
  2. Melhorar a memória;
  3. Ajudar a queimar calorias;
  4. Fortalecer o sistema muscular;
  5. Diminuir as dores de costas;
  6. Melhorar habilidade de mutitarefas.

5. Yoga

O yoga é um ótimo exercício para relaxar, mas também pode ajudar a queimar calorias rapidamente. É uma forma excelente de melhorar:

  1. Flexibilidade;
  2. Resistência;
  3. Redução do estresse;
  4. Redução da ansiedade;
  5. Equilíbrio;
  6. A Yoga também ajuda manter o peso ideal.

6. Ciclismo

Um ótimo exercício que acelera o metabolismo é pedalar: a queima de calorias em seu corpo será mais rápida, evitando o acúmulo de gordura no organismo.

Você pode escolher pedalar em um parque ou em uma esteira para obter os melhores resultados. O ciclismo também é um ótimo exercício para:

  1. Relaxar;
  2. Deixar a mente livre;
  3. Aumentar o bem-estar;
  4. Controlar a glicemia do sangue;
  5. Melhorar o funcionamento do intestino;
  6. Eliminar toxinas e ajuda a perder peso.

7. Corrida

Correr é outra maneira excelente de queimar calorias rapidamente. É excelente para melhorar seu fôlego e sua resistência. Confira aqui alguns dos benefícios apontados:

  1. Melhora a capacidade cardiorrespiratória.
  2. Ajuda a prevenir problemas no coração.
  3. Aumenta a disposição para as atividades do dia a dia.
  4. Ajuda a relaxar e a diminuir o estresse.
  5. Ajuda a diminuir o peso corporal.
  6. Ajuda a melhorar a qualidade do sono.

8. Natação

A natação é outro excelente exercício para queimar calorias. Ela ajuda a melhorar a resistência do corpo e a resistência cardiovascular. Além de participar da sobrevivência humana é uma ótima opção para quem não pode realizar exercícios com impacto por problemas nas articulações, lesões em músculos ou por problemas de coagulação do sangue.

Seguem alguns benefícios que a natação pode trazer:

  1. Trata doenças respiratórias, como a asma;
  2. Fortalece os músculos;
  3. Aumenta a flexibilidade;
  4. Melhora a circulação sanguínea;
  5. Trata dores crônicas como a fibromialgia;
  6. Ajuda a queimar calorias.

9. Caminhada

A caminhada é uma ótima maneira de queimar calorias sem grandes esforços. É ótimo para quem está começando, como também para quem já está em um programa de exercícios. Caminhar também ajuda a:

  1. Fortalecer a imunidade
  2. Diminuir a retenção de líquidos;
  3. Emagrecer;
  4. Aumentar a eficiência pulmonar;
  5. Melhorar a coginição;
  6. Dormir melhor.

Conclusão

Agora que você sabe quais são os melhores exercícios para queimar calorias, é hora de começar a se exercitar. Escolha um ou mais exercícios que tenham um significado para você e comece hoje mesmo. Grande parte dos benefícios alcançados são comuns a vários exercícios, principalmente a redução de estresse sedentarismo.

Comece hoje a queimar calorias e melhorar sua saúde geral! Não importa quais exercícios você escolha, garanta que está se esforçando para alcançar seus objetivos. Se você manter esses hábitos saudáveis, os resultados virão!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.