Mundial de Clubes 2022 – A vitória do Real Madrid

Escrito por Giovana Pereira em
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA, mais conhecido como Campeonato Mundial de Clubes, teve mais uma edição em fevereiro para determinar o time com melhor desempenho do mundo para 2022, com o Real Madrid consagrando-se campeão. Neste ano, o clube espanhol superou times como o Flamengo (Brasil), Al Hilal (Arábia Saudita), Wydad Casablanca (Marrocos), Seattle Sounders (EUA), Auckland City (Nova Zelândia) e Al Ahly (Egito) e outras equipes.

Real Madrid – Octacampeão do Mundial de Clubes

Haja vitória para o clube espanhol! Essa vitória final deu ao time oito títulos da Copa do Mundo de Clubes. Seus últimos resultados foram em: 1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017 e 2018. Continue conosco para saber mais sobre como foi o andamento do campeonato e mais detalhes sobre a conquista do Real Madrid!

Por que o Flamengo e o Real Madrid tinham vantagem no Mundial de Clubes?

O Flamengo, que conquistou a Copa Libertadores da América em 2022, leva vantagem sobre os demais times porque não precisa jogar a primeira fase e vai direto para a semifinal do Mundial de Clubes. Com o Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões (Champions League) em 2022, a situação foi semelhante: o clube também competiu a partir da semifinal do Mundial, em razão de seu mérito conquistado.

Primeira rodada do Mundial de Clubes

Na primeira rodada, o time do Al-Ahly (vice-campeão africano) e o time do Auckland City – que possui dez títulos da Liga da OFC (Confederação de Futebol da Oceania) se enfrentaram. Durante o jogo, o Al-Ahly controlou totalmente a bola e teve uma presença mais forte em campo, enquanto o Auckland City foi a defesa. A chave para o enfraquecimento do bloqueio do neozelandês pelo egípcio foi o gol de Hussein Shahat no final do primeiro tempo. Mais dois gols foram marcados no segundo tempo, um de Mohamed Sherif e outro de Percy Tau. O placar final do jogo foi: Al-Ahly 3 X 0 Auckland City Logo, o Al-Ahly enfrentou o Seattle Sounders dos Estados Unidos no próximo jogo do campeonato, enquanto o Auckland City voltou para casa.

Segunda rodada do Mundial de Clubes

Na segunda rodada, houve duas partidas, que abordaremos a seguir: Wydad AC X Al-Hilal Ao contrário do jogo entre Al-Ahly e Auckland City, este foi muito disputado. Cada equipe marcou um gol no tempo regulamentar, mas o jogo ainda precisava ser desempatado. A prorrogação passou sem um gol. Então, a disputa foi para os pênaltis, vencidos pelo Al-Hilal. O placar do jogo terminou da seguinte maneira: Wydad AC 1 (3) X 1 (5) Hilal Seattle Sounders x Al Ahly O segundo jogo da 2ª temporada foi cheio de altos e baixos: o jogo, no primeiro tempo, foi morno e não houve muitas jogadas emocionantes. Foi só no segundo tempo que o técnico do Al-Ahly, Marcel Koller, fez 3 substituições, o que trouxe mais emoção ao time e muito mais dinâmica a disputa pela semifinal. Entre os que estavam no campo estavam Sherif, Abdelkader e Afsha, que marcou um gol para o time egípcio aos 42 minutos do segundo tempo. Portanto, o placar final foi o seguinte: Seattle Sounders 0 X 1 Al-Ahly

Semifinal

Na Semifinal do Mundial de Clubes, disputaram os times: Al Ahly, Al Hilal, Flamengo e Real Madrid. Confira abaixo como foi essa etapa do campeonato: Flamengo x Hilal Esse foi realmente um jogo emocionante: o Al-Hilal ganhou um pênalti logo após o início do jogo. Salem Al-Dawsari marcou o primeiro gol do clube da Arábia Saudita com um único chute. Ainda no primeiro tempo, o Flamengo avançou muito em campo e também fez seu primeiro gol. No entanto, isso mudou quando o Al-Hilal marcou outro pênalti, que resultou na expulsão do jogador Gerson do Flamengo pelo VAR no segundo tempo e Salem Al-Dawsari conquistou mais um gol de pênalti. Aos 24 minutos do segundo tempo, os sauditas marcaram mais um gol: Vietto desta vez no comando. Mesmo assim, o Flamengo não desistiu e Pedro marcou mais um gol para o carioca nos acréscimos. Em uma competição acirrada, o único time brasileiro presente não conseguiu o tão desejado título. Porém, coube ao Flamengo disputar pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, e o Al-Hilal conquistou a primeira vaga para a final. O resultado do jogo foi: Flamengo 2 X 3 Al-Hilal Al-Ahly X Real Madrid No segundo jogo da semifinal, o Al-Ahly jogou contra o Real Madrid. No primeiro tempo, depois de muitas dificuldades, o espanhol marcar um gol aos 41 minutos. Já na reta final da disputa, Valverde fez o segundo gol do Real Madrid, mas em seguida sofreu um pênalti do Al-Ahly. Ali Maalou, que estava no comando, fez o primeiro gol de sua equipe, diminuindo a diferença entre as equipes. Porém, aos 46 minutos, Rodrygo fez mais um gol pelo clube espanhol, e aos 52 minutos, Arribas fez o quarto gol do time. Assim, o placar final do jogo foi de: Al Ahly 1 X 4 Real Madrid O Real Madrid, portanto, conseguiu a segunda vaga para a final, e coube ao time disputar o título do Mundial de Clubes com o Al-Hilal.

Disputa pelo 3° lugar

Como mencionado anteriormente, a partida foi entre Al-Ahly e Flamengo. Mais uma vez o Flamengo protagonizou um jogo bastante movimentado. No início do primeiro tempo, o rubro-negro levou a melhor e Gabigol marcou de pênalti. Porém, para aumentar a pressão, o egípcio empatou, com um gol de AbdelKader. Depois do intervalo, o Al-Ahly fez mais um gol com Maalou após o goleiro Santos defender uma cobrança de pênalti. Assim, na tentativa de dar a volta por cima, o Flamengo marcou mais três gols após a saída de Abdelfatah do Al-Ahly: dois de Pedro e um de Gabigol. Confira abaixo o placar final do jogo: Al-Ahly 2 X 4 Flamengo Com esse jogo encerrado, o Flamengo terminou em terceiro lugar no Mundial de Clubes.

FINAL – Real Madrid 5 X 3 Al-Hilal

No final, o Real Madrid derrotou o Al-Hilal por 5 X 3. Pelo clube espanhol, Vini Jr. marcou 2 gols e foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes. O uruguaio Federico Valverde também marcou 2 gols e se tornou a dupla dinâmica de Vinícius no campeonato. O vencedor da Bola de Ouro de 2022, Benzema, não ficou para trás, marcando um gol com a assistência de Vini Jr. O Al-Hilal marcou com Vietto com 2 gols e com Marega com 1 gol. A vitória do Real Madrid não foi fácil apesar da chuva de gols, já que os sauditas também lutaram até o fim, e sua equipe muito qualificada entregou seu máximo e fez um ótimo trabalho nesse Mundial de Clubes. O time também possui e fama em sua região: o time é o maior vencedor da Liga dos Campeões da Ásia, com 4 títulos, e o maior da Arábia Saudita, com 18 títulos. Além disso, a equipe já conquistou o vice-campeonato intercontinental 4 vezes. Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de dar uma olhadinha no nosso último post sobre futebol! Já que falamos sobre o Mundial, que tal conferir neste artigo quais times brasileiros têm em seu currículo títulos desse campeonato e quais são os maiores campeões do Brasil!
Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.