Veja 10 benefícios ao ouvir música diariamente

Escrito por Giovana Pereira em

Você pode ter experimentado sentimentos de felicidade ou calma ao ouvir música. Algumas músicas até trazem de volta muitas memórias também. O ponto é que algumas pessoas têm gostos diferenciados entre barulho e música.

Na verdade, seu cérebro contém caminhos que podem processar diferentes partes da música, como andamento, ritmo, melodia e tom. Vamos descobrir alguns benefícios comuns da música para a saúde. Continue a ler para saber mais.

Ouvir música faz muito bem para o coração

Se você ouvir música rápida, pode aumentar sua frequência cardíaca, pressão arterial e respiração. Por outro lado, a música lenta tem o efeito oposto

O que acontece é que quando você ouve a música desejada, seu cérebro libera dopamina, afetando seu humor. Você pode sentir emoções fortes como medo, tristeza ou alegria. Sem mais delongas, vamos em frente ler alguns benefícios da música.

1. Melhoria do humor ao ouvir música

De acordo com muitos estudos, ouvir música pode ter um impacto positivo no seu bem-estar geral. Ele pode regular suas emoções, fazer você feliz e relaxar.

2. Redução de agitação

Se você ouvir música relaxante, poderá experimentar uma redução de agitação. Normalmente, esse tipo de música não tem letra, tom baixo e ritmo lento. Demonstra benefícios também em pessoas que passarão por procedimentos médicos ou odontológicos.

Pessoas agitadas podem ouvir música para reduzir seu ritmo, aumentar seu foco e receptividade de informações.

3. Ouvir música melhora os exercícios

De acordo com alguns estudos, a música pode ajudá-lo a tirar o máximo proveito de suas sessões de exercícios. Basicamente, ele pode estimular sua mente e corpo, e é por isso que você oferece um desempenho muito melhor.

4. Melhoria da Memória

Muitos estudos de pesquisa mostraram que ritmo e melodia podem ajudar a melhorar sua memória. Um estudo envolvendo sobreviventes de derrame descobriu que a música os ajudou a melhorar sua memória e eles desfrutaram de melhor concentração e confusão reduzida.

5. Redução da dor ao ouvir música

Estatisticamente, ouvir música ajudou pacientes que estavam se recuperando de uma cirurgia. Seu nível geral de satisfação foi maior que aqueles que não ouviram nenhuma música durante o processo de recuperação.

6. Provisão de Conforto

A musicoterapia pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades de comunicação. Além disso, pode ajudá-lo a expressar seus sentimentos de raiva, solidão e medo, especialmente se estiver lutando contra uma doença grave.

7. Melhoria da Cognição

Para quem sofre de Alzheimer, ouvir música pode ajudar na recuperação de memórias perdidas. Além disso, também pode auxiliar a manter algumas de suas habilidades psíquicas e motoras.

8. Ouvir música auxilia em tratamentos psicológicos

Os pacientes que puderem ouvir suas músicas favoritas, podem experimentar uma melhora em suas habilidades de atenção, comunicação e resposta social.

9. Ouvir música faz bem a gestante

As gestantes que relaxam e se concentram ouvindo música, se acalmam, reduzem os batimentos cardíacos, melhorando a pressão arterial, além de criar uma memória afetiva muito particular de trilha sonora com seu bebê nesse momento.

10. Ouvir música é bom para bebês

Canções de ninar e música ao vivo podem trazer melhora nos sinais vitais de um bebê. Assim, os bebês podem apresentar melhor comportamento alimentar.

Para encurtar a história, esses são apenas alguns dos benefícios proeminentes de ouvir música. Se você gosta de ouvir música, deve fazer parte de sua vida experimentar esses benefícios.

Considerações finais sobre os benefícios de ouvir música

Platão estava certo quando afirmou: “Música e batida descobrem seu caminho para os pontos misteriosos do espírito”. Não importa se você é jovem ou velho, sólido ou debilitado, alegre ou trágico, a música pode melhorar a natureza de sua vida de várias perspectivas.

Diminui a pressão e a tensão, eleva seu estado de espírito, apoia seu bem-estar, faz com que você descanse melhor, tira sua agonia e até o torna mais brilhante.

A música pode ​​transmitir emoções humanas fundamentais, sem prestar muita atenção à base social e étnica do público. Mal começamos a ver todas as maneiras pelas quais esse dialeto difundido pode beneficiar o mundo.

Em vez de cortar recursos para programas de música e mão de obra nas escolas, por que não investir recursos na investigação de todo o mistério que a música alcança com o objetivo de continuarmos colhendo suas surpreendentes vantagens?

Não obstante o seu gosto musical, obviamente as músicas beneficiam o nosso bem-estar. A melhor parte? Atualmente você tem uma razão para explodir Beethoven enquanto seu colega de apartamento está tentando se concentrar em suas atividades.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.