Piano – Benefícios e os erros a se evitar ao aprender

Escrito por Giovana Pereira em

Ao aprender piano, alcançamos um melhor bem-estar mental. Segundo cientistas, tocar o instrumento promove a saúde do cérebro, pois você precisa ser criativo. Por muito tempo, havia teorias de que tocar música levava a níveis mais altos de inteligência, porém esse não é mais o caso.

Pesquisadores conseguiram provar que tocar um instrumento aumenta o QI. Praticar piano também aguça a coordenação olho-mão, aprimora suas habilidades de memorização e aumenta a capacidade do seu cérebro de pensar criativamente.

1 – Aprender a tocar piano melhora sua autoestima

Tenho certeza que você conseguiu fazer algo que sempre quis fazer. Você também deve ter concluído um determinado projeto. Aposto que você sempre se sentiu bem consigo mesmo depois de concluir o projeto, certo?

A mesma coisa se aplica a aprender a tocar piano. Quando você aprende algo novo, você tem um senso de valor próprio que o ajuda a ser produtivo em outras áreas de sua vida.

2 – O piano irá ajudá-lo a ser uma estrela

Aprender a tocar pode não torná-lo rico e famoso, mas permitirá que você se apresente em um palco ou em casa diante de seus amigos e familiares. Conseguir tocar as músicas mais populares lhe dará muita admiração de seus familiares e amigos próximos.

3 – Aprender piano é fácil

Comparado a outros instrumentos, o piano é fácil de aprender a tocar. Por exemplo, quando você quer aprender a tocar flauta ou clarinete, precisa memorizar várias posições dos dedos para cada nota.

Para tocar, tudo o que você precisa fazer é memorizar alguns acordes e pronto. Como mencionado, você não precisa participar de uma aula física para aprender, pois pode aprender piano online.

4 – O piano ajuda a aliviar a tensão

Por muito tempo a música tem sido associada à redução da tensão. A maioria de nós, depois de um longo dia, quer sentar ao lado do rádio ou do tocador de música e ouvir nossas músicas favoritas.

Quando você é um pianista, você pode tocar sua própria música, o que o ajuda mais com a redução da tensão à medida que você toca o que deseja.

5 – Aprender piano é divertido

Depois de tomar a decisão de aprender a tocar, significa que você gosta de fazê-lo. Assim como qualquer outra coisa que você gosta de fazer, você se diverte tocando piano.

Quando você faz algo que você gosta de fazer, você tem uma visão melhor da vida, assim você se torna mais produtivo.

Evite os seguintes erros – Tentar pular níveis

Às vezes, alguns dos níveis podem parecer muito básicos e ser tentados a pular para níveis mais altos e mais desafiadores. Embora você possa praticar os níveis, na maioria dos casos você fica confuso. Assim como na vida, aprender a tocar  é um desenvolvimento progressivo.

Para você apreciar o próximo nível, você precisa concluir o atual. Para dominar as aulas, você deve começar dos níveis mais baixos e progredir sem pular nenhum nível. Levará mais tempo para concluir as lições, mas valerá a pena.

Ter um padrão de prática irregular

Quando as pessoas estão começando suas aulas de piano, elas ficam geralmente empolgadas com isso e muitas vezes praticam diariamente. Com o tempo, a excitação inicial desaparece e torna-se difícil para eles manterem seu padrão de prática inicial.

Isso é errado, pois resulta em você não completar as lições assim que deveria. Para estar no lado seguro, você deve seguir um padrão de prática rigoroso. Os especialistas recomendam que você pratique diariamente.

Tentar aprender tudo em um dia

Como mencionado acima, seja aprendendo piano online ou em uma aula física, o processo de aprendizado é de desenvolvimento.

Assim como você não pode nascer e ser adulto no mesmo dia, não pode aprender tudo em um dia. Independentemente de quão inteligente você seja, você não pode ser um pianista experiente praticando em apenas um dia.

O piano usa diferentes partes do seu cérebro e tentar aprender muito em um dia faria com que você achasse muito difícil aprender. Na maioria dos casos, você achará uma tarefa árdua aprender piano e provavelmente deixará de praticar completamente.

Para se divertir em suas aulas, você deve dividir seu aprendizado em diferentes seções. A melhor maneira de fazer isso é praticar todos os dias 1-2 horas e, durante um período, você será um especialista.

Escolher os instrutores errados

Existem muitas pessoas oferecendo aulas online e offline, mas poucas são ideais para você. Por falta de conhecimento ou por optar pelos instrutores mais baratos, é comum algumas pessoas escolherem os instrutores errados e isso faz com que eles não recebam os serviços que merecem.

Seja planejando fazer aulas de piano on-line ou aulas físicas, sempre reserve um tempo para pesquisar e encontrar os instrutores mais respeitáveis.

Conclusão sobre os benefícios de aprender piano

Não há outro momento melhor para aprender a tocar piano do que agora. Com a chegada das aulas, educação também de piano online você não tem motivos para não aprender. Tudo que você precisa fazer é garantir que você aprenda com instrutores respeitáveis.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.