Veja aqui como os desenhos animados conseguem dar vida a seus personagens

Escrito por Giovana Pereira em

Os desenhos animados são bem-sucedidos em grande parte por causa de sua capacidade de criar uma conexão emocional entre os espectadores e os personagens dos desenhos animados. As personalidades, falhas e peculiaridades que esses desenhos tecem em seus personagens tornam esses personagens cativantes e envolventes.

Nas mãos de um animador habilidoso, até máquinas, animais e objetos domésticos se tornam personagens com os quais os espectadores podem se conectar. Há muitas razões pelas quais os desenhos animados são tão eficazes em dar vida aos personagens. A seguir estão alguns desses motivos.

Desenhos animados retratam visualmente personalidades

Nas produções não animadas, o realismo e o apelo dos personagens dependem principalmente do diálogo e da capacidade dos atores de capturar as personalidades descritas no roteiro. Nos desenhos, o estúdio de desenho animado muitas vezes cria esse realismo e apelo através da aparência dos personagens.

Ou seja, o estúdio usa a aparência dos personagens e os detalhes das cenas ao seu redor para expressar as personalidades e fraquezas dos personagens. Por exemplo, em alguns casos, linhas suaves e curvas podem ser usadas para representar a gentileza (ou mesmo a fraqueza) de um personagem.

Detalhes de fundo podem dar pistas sobre a personalidade do personagem. Outros detalhes, como a forma do corpo ou o tipo de roupa que o personagem usa, podem fornecer mais informações sobre sua personalidade. Com essas pistas físicas no lugar, o personagem ganha vida antes mesmo de falar uma palavra ou dar um passo na tela.

Desenhos animados criam uma conexão emocional com o espectador

A produção geralmente cria personagens humanos ou quase humanos que atraem o público porque se parecem com o público. No entanto, desenhos animados também costumam dar vida a personagens não humanos (considere Simba de O Rei Leão e o castiçal Lumiere de A Bela e a Fera).

A razão pela qual os desenhos animados são um meio tão eficaz para dar vida a personagens de todos os tipos é que eles possuem uma capacidade única de destacar as qualidades que esses personagens têm em comum com o espectador.

O design de personagens subjacente a essas criações as torna tão críveis que os espectadores se conectam em um nível emocional com os desenhos animados.

Uma razão para essa conexão emocional é a capacidade do estúdio de desenho animado de expressar a humanidade dos personagens por meio de sua aparência e ações. Às vezes, isso significa imbuir um personagem (mesmo um não humano) com certas características humanas.

Além disso, desenhos geralmente têm expressões faciais que transmitem emoções humanas. Tomemos, por exemplo, Simba em O Rei Leão.

Ele é cuidadosamente elaborado para revelar malícia, surpresa, tristeza e raiva, todos habilmente escritos em suas feições de leão. O resultado é um personagem que exibe qualidades humanas e emoções que ressoam com o público.

Conseguem lidar com temas adultos

Outra maneira pela qual os desenhos animados dão vida aos personagens é transcendendo temas exclusivamente focados na criança, a fim de abranger todo o reino de pensamento e ação experimentado pelo espectador adulto.

Claro, alguns desenhos animados são dirigidos a crianças e, portanto, possuem essas aparências e lidam com os temas que são adequados para seu público jovem.

No entanto, muitos outros desenhos animados incorporam habilmente a violência, usam humor adulto (como Os Simpsons) ou abordam questões modernas (como South Park).

Além disso, esses tipos de desenhos animados conseguem apresentar personagens que representam com precisão a grande variedade de personalidades presentes no mundo real.

Essa capacidade de abraçar temas adultos e criar personagens diversos aumenta a semelhança de vida dos personagens dos desenhos animados, porque aumenta sua credibilidade. É muito provável que um espectador se envolva com um desenho animado que capture com precisão a emoção e a personalidade humanas.

Quando o espectador vê uma produção animada tratando de temas e questões que ele reconhece, ele se sente mais próximo dos personagens e é provável que se convença do realismo e da mensagem dos personagens.

Essa capacidade dos desenhos animados de capturar uma variedade de personalidades, emoções e temas também permite que o parceiro de animação de desenhos animados adapte o projeto às necessidades do público-alvo.

Ao fazer isso, o animador permite que o desenho ressoe com os espectadores de uma maneira que aumenta seu realismo e poder. Seja o objetivo de atingir clientes em potencial, entreter executivos ou criar animação educacional.

Os desenhos animados utilizam ações e expressões exageradas

Finalmente, os desenhos animados dão vida aos personagens através do uso do exagero. Realismo e exagero devem ser cuidadosamente equilibrados pelo estúdio de desenho animado. Por um lado, as características e emoções de cada personagem devem ser realistas o suficiente para se conectar com o espectador.

Por outro lado, eles devem ser exagerados o suficiente para fornecer o fator de entretenimento que torna os desenhos animados um meio tão popular para tudo. Desde longas-metragens até animação publicitária.

Uma área em que o exagero é bem utilizado em desenhos animados é nas ações e expressões faciais dos personagens.

Esses exageros, quando feitos corretamente, capturam com precisão a aparência do corpo quando as ações e sentimentos estão sendo registrados em uma pessoa real, enquanto exageram essas aparências ao extremo.

Por exemplo, um olhar de surpresa inclui olhos enormes e um queixo grosseiramente caído, em vez das aparências mais sutis que realmente ocorrem na vida real.

Os desenhos animados são uma maneira rica e divertida de dar vida aos personagens. Através de sua capacidade de transmitir a humanidade dos personagens, conectar-se emocionalmente com o espectador, lidar com temas adultos e usar habilmente o exagero, eles fornecem uma maneira de se conectar com quase qualquer público.

Se esse artigo te despertou curiosidade, você pode conferir muito mais em nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.