Educação do Seu Filho – Pode custar menos do que Imagina

Escrito por Giovana Pereira em

Investir na educação de seu filho nem sempre significa iniciar um fundo de ensino universitário ou abrir um CD em nome de seu filho de 10 anos na esperança de que ele se multiplique antes que ele receba a carta de aceitação da faculdade.

Existem outras formas além da ajuda financeira que podem ser mais benéficas para a educação do seu filho e que não vão quebrar sua conta bancária.

As cinco sugestões a seguir podem muito bem dar um retorno maior ao investimento educacional de seu filho. Especialmente se forem estabelecidas no início de sua carreira educacional:

Primeiro – Dever de casa e educação

Existem várias opiniões entre os professores sobre quanto e que tipo de lição de casa fornecer. No entanto, a maioria dos professores concorda que quando um pai está envolvido de alguma forma na conclusão da lição de casa de um aluno, esse aluno tem uma chance maior de sucesso.

Se uma criança tem ou não alguém para ajudar com a lição de casa todas as noites é uma grande indicação de que ela entenderá o material. O fato é simples: mesmo os melhores professores devem ensinar um grupo inteiro de alunos por vez, enquanto os pais podem trabalhar individualmente com a criança.

Este é um fator muito importante. Os professores vão pular em aros apenas para organizar alguns minutos por dia para ensinar um grupo menor de alunos.

A aprendizagem dos alunos aumenta drasticamente quando os professores têm um número menor de alunos, portanto, quanto mais tempo você tiver com seu filho em casa, mais ele aprenderá. Cada minuto que você pode dedicar para ler, praticar ou revisar com eles individualmente fará maravilhas pela educação deles.

Segundo – Respeitando e apoiando o professor de seu filho

Quando eu estava crescendo, pais e professores estavam na mesma página. De alguma forma, isso mudou onde o aluno e os pais muitas vezes se opõem ao professor. Isso tem repercussões horríveis para a capacidade da criança de aprender.

Trabalhar em conjunto sempre funciona melhor do que trabalhar individualmente. Se um pai solta uma palavra de desrespeito ou desaprovação na mesa do jantar na noite anterior. É muito provável que um aluno desacredite muito do que o professor diz no dia seguinte.

Ao mostrar abertamente que você não apoia as decisões do professor, você está ensinando ao seu filho que não há problema em fazer o mesmo na sala de aula. Se um aluno não respeita o seu professor, a aprendizagem torna-se muito mais difícil.

Terceiro – Use a tecnologia com sabedoria na educação

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na educação hoje. No entanto, também pode ser uma grande distração. Defina prioridades e regras para a tecnologia em sua casa.

Isso pode parecer senso comum, mas o senso comum nem sempre é tão comumente percebido, e a tecnologia está tendo um efeito negativo na educação de muitos alunos. Por exemplo, passar horas e horas em um sistema de jogos antes de começar a lição de casa tarde da noite torna a lição de casa muito menos eficaz.

As crianças estão menos engajadas nos deveres de casa e a conclusão deles se torna uma batalha com os pais, em oposição a uma rotina de aprendizado estabelecida no início da noite. Do lado positivo, ensine seu filho a usar a tecnologia para enriquecer e melhorar seu aprendizado usando recursos e materiais online.

Quarto: Envolva-se na sala de aula

Esta dica é principalmente direcionada aos pais de crianças em idade elementar. Muitos professores apreciam pais voluntários. O tempo gasto na sala de aula do seu filho é inestimável! Isso o ajudará a entender melhor os eventos e situações que ocorrem na sala de aula e na vida de seu filho.

Ele o ajudará a entender diferentes procedimentos e sistemas no ambiente em que eles passam a maior parte do dia, para que você possa ajudá-los melhor com quaisquer problemas que surjam social ou academicamente.

Isso também ajuda a mostrar ao seu filho que você valoriza o aprendizado dele e dedica o tempo que puder para apoiá-lo e ao professor.

Quinto: Comunique-se com o professor

Esta é uma ferramenta pouco utilizada na educação. Pais e professores estão trabalhando para o mesmo objetivo de ajudar a mesma criança a aprender. A comunicação é essencial! Os professores podem usar seus conselhos sobre como ajudar seu filho quando ele estiver lutando com algo que está acontecendo em casa.

Da mesma forma, os pais podem usar a ajuda dos professores quando os alunos estão com dificuldades acadêmicas. Quando pais e professores trabalham em equipe, a criança pode sentir a rede de apoio ao seu redor e as cargas de trabalho de ambos os adultos são aliviadas.

Quando você se comunica, um professor sabe que você está envolvido e aprecia e respeita o trabalho que eles fazem pelo seu filho. Eles o incluirão em mais informações quando souberem que você está interessado. A comunicação é essencial para que pais e professores trabalhem em equipe para ajudar a criança a ter sucesso.

Considerações Finais Sobre a Educação do Seu Filho

Se você puder estabelecer esses cinco princípios básicos na experiência de seu filho desde cedo, suas chances de uma educação superior aumentarão significativamente antes mesmo de começarem a pensar na faculdade.

Não importa quão grande seja o fundo da faculdade de uma criança, se ela não tiver uma base de respeito e valor pela educação, será muito mais difícil para ela ter sucesso.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.