Gravidez – Confira 10 Dicas Para Uma Gravidez Tranquila

Escrito por Giovana Pereira em

Para ter uma boa gravidez não temos apenas que olhar para a saúde física. Estar saudável é fundamental nesses momentos, mas também estar mentalmente calmo, preparado e feliz.

É por isso que vamos dar dez chaves para uma gravidez saudável e feliz, em que a mente e o corpo se unem em harmonia para receber um novo membro em nossas vidas.

Comer e beber corretamente durante a gravidez

A alimentação deve ser variada e equilibrada. O importante é ingerir alimentos ricos em nutrientes e vitaminas como ácido fólico, ferro, cálcio e iodo, mas não em gorduras. A dieta deve ser variada com base em vegetais, frutas, cereais, laticínios e leguminosas, sem esquecer a contribuição diária das proteínas da carne e do peixe.

Uma dieta saudável inclui manter uma hidratação correta. Beber bastante água e leite para nos dar cálcio é essencial. Também podemos tomar sucos, melhor naturais e não açucarados. Claro, vamos esquecer as bebidas alcoólicas e o café.

Suplementos vitamínicos prescritos por seu médico

Para complementar sua alimentação, o médico recomendará certos suplementos vitamínicos que incluem ácido fólico, com outros suplementos vitamínicos e minerais também benéficos para o cuidado da gravidez, como ferro, iodo, cálcio… Desta forma, ajudamos o feto a se desenvolver adequadamente, evitando deficiências que possam causar complicações tanto para o bebê quanto para a mãe.

Exercícios recomendados durante a gravidez

Para o nosso bem-estar e um ganho de peso ideal, é fundamental realizar exercícios físicos adequados ao nosso estado. Seja natação, ioga, caminhada, o método Pilates.

Ao realizar um exercício moderado e constante melhoraremos nossa condição cardiovascular e muscular e favoreceremos a correção postural. Tudo isso proporcionará à gestante uma melhor condição física geral e permitirá que ela enfrente o trabalho da gravidez e do parto com menos riscos.

Realize o pré-natal

Visite regularmente o ginecologista para fazer os exames correspondentes e obter o pré-natal adequado. Desta forma iremos acompanhar tanto a saúde do bebê como a nossa, tendo a possibilidade de consultar o especialista todas as nossas dúvidas e medos, bem como falar sobre o nosso plano de parto.

Os exames pré-natais vão nos dar tranquilidade, vão nos ajudar a “aproximar” do bebê e com o ultrassom, teremos suas primeiras imagens para a memória.

Use roupas apropriadas

Devemos usar roupas confortáveis ​​(incluindo sapatos), adequadas ao aumento de peso e volume que experimentamos. Isso ajudará o sangue a circular melhor, nossos movimentos são corretos e não forçados e a pele permanece saudável.

Não se trata de estar vestida como sacos de batatas, já que felizmente estar grávida já não está em desacordo com a moda, e muitas lojas vendem lindas roupas pré-mamãe. Os saltos podem esperar mas ficam confortáveis ​​e bonitos com um belo “envoltório” favorece um bem-estar psíquico importante agora.

Mimos durante a gravidez

Se dedicamos tempo para cuidar do nosso corpo, devemos também poupar tempo para o nosso relaxamento e o cuidado da nossa mente. Não só o corpo é mais vulnerável durante a gravidez.

Encontrar nossa tranquilidade e fazer exercícios de relaxamento em casa nos ajudará a nos sentirmos melhor. Não temos que estacionar as atividades que gostamos de ir ao cinema, ler, sair para o campo, artesanato…

Cuidados da pele

Durante a gravidez, é essencial aplicar cremes protetores solares para evitar manchas na pele e queimaduras. Devido à ação dos hormônios, a pele da gestante sofre alterações como a hiperpigmentação.

Também são importantes os cremes anti-restritivos, que previnem o aparecimento dessas cicatrizes com o estiramento da nossa pele, com atenção especial durante os últimos meses, quando a pele estica muito rápido.

Hidratar todo o corpo após um banho ou duche proporciona-nos um momento de relaxamento. Uma massagem suave após o exercício ajuda-nos a sentir-nos melhor.

Claro que a hidratação externa deve ser complementada com hidratação interna, bebendo bastante líquido, como já mencionamos na seção sobre nutrição. Tudo combinado aumentará nosso bem-estar ao nos sentirmos mais cuidadosos e bonitos.

Um bom descanso durante a gravidez

Dormir e descansar o que o corpo nos pede é muito importante. A fadiga e o sono podem nos acompanhar desde o primeiro momento como um dos primeiros sintomas da gravidez e esperamos que desapareçam.

Mas é mais que provável que nos sintamos muito cansados ​​e sonolentos novamente na fase final da gravidez. É disso que o corpo precisa, e devemos ouvi-lo, descansando o máximo possível, sem esquecer que o exercício moderado nos fará descansar e dormir melhor.

Aulas de parto

Participar de aulas de parto pode ser muito benéfico para nossa saúde física e mental. Relacionar-se com outras gestantes e compartilhar experiências abre nossa mente para descobrir que não somos as únicas com dúvidas ou medos.

Eles também nos ajudam a adquirir conhecimento e consciência sobre as mudanças em nosso corpo, conhecer conceitos sobre as fases do parto, higiene do bebê ou amamentação nos ajudará a nos sentir mais preparados para as mudanças que estão por vir.

Através do conhecimento, uma importante autoconfiança é gerada graças à segurança, e ser pai já começa a viver. Na medida do possível, é bom compartilhar essas aulas acompanhado pelo casal.

Comunique-se com o bebê

Conversar com o bebê, comunicar-se com ele, tocar música, fará com que ele se sinta mais próximo, nos preparando para o momento em que ele realmente chegar aos nossos braços. Saiba como está sua evolução mês a mês, como está crescendo em nosso ventre, escreva uma carta, mantenha um diário de nossa gravidez, responda aos seus chutes…

Todas essas atividades simples conseguirão que a vida que é gestada em nosso ventre nos encha mais de vida. Os possíveis desconfortos de nossa gravidez são esquecidos nesses momentos de comunicação.

Considerações Finais Sobre Sua Gravidez

Não se esqueça, ter uma gravidez saudável requer uma gravidez feliz. Temos que cuidar da mente e do corpo nesta fase delicada da nossa vida, cheia de emoções e sensações por vezes contraditórias.

Espero que estas dicas para conseguir uma gravidez saudável e feliz a encorajem a encarar esta fase de suas vidas com otimismo e vitalidade.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.