EAD – Educação a distância | Os melhores cursos e as vantagens da modalidade

Escrito por Giovana Pereira em

A educação a distância (EAD) é uma forma moderna de educação que tem se tornado cada vez mais popular, especialmente nos últimos anos, devido à sua flexibilidade e sua capacidade de oferecer o mesmo nível de ensino que uma sala de aula tradicional.

Nos dias de hoje, muitas pessoas preferiram usar a educação a distância para se aprimorar nas áreas de seu interesse, para sua formação ou aperfeiçoar habilidades de carreiras existentes e aprender coisas novas.

Neste artigo, vamos explorar os benefícios da educação a distância, as principais áreas em que ela é usada e as melhores plataformas e websites que oferecem essa modalidade de ensino.

Vantagens da educação a distância

Isso porque os cursos online de ensino superior contêm várias modalidades de formação, como licenciatura, bacharelado e tecnólogo.

A educação a distância oferece várias vantagens sobre o ensino tradicional. Uma das principais vantagens é a flexibilidade que ela oferece. Como a educação a distância é geralmente realizada online, isso significa que você pode acessar seus cursos e estudar quando e onde quiser.

Alguns exemplos dessa flexibilidade são os de que você não precisa se preocupar em comparecer a aulas ou disciplinar a si mesmo para fazer o dever de casa: você pode estudar de acordo com o seu próprio cronograma!

Além da flexibilidade, a educação a distância também é muito mais acessível, tratando-se de recursos financeiros. Os cursos online são geralmente mais baratos do que a educação tradicional, pois não exigem a mesma infraestrutura e não há taxas escolares.

A educação a distância pode economizar não somente com o menor custo da mensalidade, não ter gasto com transporte e refeições, mas também economia do que temos de mais valioso que é nosso tempo, por não precisar se deslocar até o campus todos os dias.

Ainda assim, a educação a distância oferece a você o mesmo nível de ensino que a educação tradicional. Você pode ter certeza de que seus estudos terão o mesmo padrão de qualidade que se você estivesse em sala de aula. O diploma de um curso a distância tem a mesma validade perante a certificação dos órgãos regulamentadores.

Também é importante mencionar que, em alguns casos, a educação a distância tem mais a oferecer do que a educação tradicional. Por exemplo, algumas plataformas online oferecem cursos que são mais avançados do que os cursos de educação tradicional, podendo também acatar a categoria híbrida, onde as aulas presenciais se intercalam com aulas online.

Principais áreas de educação à distância

A educação a distância pode ser usada para aprimorar habilidades existentes ou para desenvolver novas habilidades em diversas áreas. Algumas das principais áreas em que a educação a distância é usada são:

1. Educação Continuada

A educação continuada é o processo de adquirir informações e conhecimentos em uma área específica, geralmente para fins profissionais. Específico para pessoas que desejam se aprimorar na carreira, como pós-graduações, mestrados e outros cursos complementares.

2. Negócios e Finanças

A educação a distância também é usada para aprimorar e desenvolver habilidades relacionadas a negócios e finanças. Por exemplo, as pessoas que desejam aprender mais sobre finanças pessoais, marketing ou como gerir uma empresa podem fazer cursos dessa modalidade.

Além disso, muitos destes cursos são oferecidos em formato de vídeo, o que significa que você pode assisti-los quando e onde quiser.

3. Desenvolvimento Pessoal

A educação a distância também é usada para ajudar as pessoas a melhorar suas habilidades pessoais. Pessoas que desejam trabalhar para melhorar sua autoconfiança, comunicação ou liderança podem assistir a cursos online para desenvolver essas habilidades. Esses cursos também podem ajudar as pessoas a trabalhar em seus medos, superar seus limites e alcançar seus objetivos.

Melhores Plataformas e Sites para Educação a Distância

Existem muitas plataformas e sites que oferecem cursos de educação a distância com conteúdo de qualidade. Algumas das principais plataformas estrangeiras são:

1. Coursera – da Universidade Stanford

O Coursera oferece cursos online criados por universidades e outras instituições acadêmicas de renome. Os cursos são oferecidos em diversas áreas, como negócios, saúde, ciência e tecnologia. As aulas são ministrados por instrutores experientes e você pode concluir os cursos recebendo certificados de conclusão.

2. Udemy – para aprender e para ensinar

Com sede na Califórnia, a Udemy é uma plataforma de ensino online que oferece cursos em áreas como tecnologia, desenvolvimento pessoal, marketing e finanças. Os cursos são criados por instrutores experientes e oferecem materiais didáticos e vídeos de alta qualidade. Além disso, os cursos também estão disponíveis por preços acessíveis.

3. edX – da Universidade de Harvard

O edX é uma plataforma de ensino online que oferece cursos criado pela Universidade Harvard, Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Os cursos são oferecidos em áreas como ciência, tecnologia, humanidades e negócios. Os cursos são ministrados por instrutores experientes e oferecem o mesmo nível de ensino que um curso tradicional em uma universidade.

As melhores faculdades EaD do Brasil

O modelo de ensino a distância cresceu demais nos últimos anos. Segundo o último Censo de 2020 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o crescimento de cursos de graduação nessa modalidade aumentou quase 30% nesse período.

Melhores faculdades EaD do Brasil segundo o MEC

A avaliação do MEC nas instituições de ensino leva em conta dois critérios: IGC (Índice Geral de Cursos) e o CI (Conceito Institucional). As notas são aplicadas de 1 a 5, sendo a pontuação mínima de 3 para que a instituição fique nos padrões de qualidade do Ministério da Educação (MEC).

Faculdades nota máxima 5 nos índices IGC e CI

Dentre as instituições públicas estão:

  1. Universidade Federal De Lavras – UFLA
  2. Universidade Federal De São Paulo – UNIFESP 
  3. Universidade Federal Do Rio De Janeiro – UFRJ

Dentre as instituições particulares:         

  1. Centro Universitário Brasileiro  – UNIBRA
  2. Escola Brasileira De Economia e Finanças – FGV EPGE
  3. Escola de Economia De São Paulo – EESP
  4. Escola de Direito de São Paulo – FGV Direito
  5. Faculdade Ari de Sá   – FAS
  6. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo – FCMSCSP         
  7. Faculdade de Direito de Vitória    FDV    
  8. Faculdade Fucape – FUCAPE
  9. Faculdade Jesuíta de Filosofia E Teologia – FAJE
  10. Faculdade São Leopoldo Mandic  – MANDIC      

Faculdades que receberam nota 5 no IGC e 4 no CI

Dentre as instituições públicas estão:

  1. Fundação Universidade Federal do ABC Ufabc 
  2. Instituto Nacional De Ensino Superior E Pós-Graduação Padre Gervásio   Inapós            Particular
  3. Universidade Federal de Santa Catarina Ufsc    
  4. Universidade Federal de São Carlos        Ufscar
  5. Universidade Federal De Viçosa   UFV    
  6. Universidade Federal do Paraná  UFPR   Universidade Federal do Rio Grande Do Sul            UFRGS           

Dentre as instituições particulares:

  1. Faculdade Católica do Rio Grande Do Norte                 
  2. Faculdade de Balsas – UNIBALSAS
  3. Faculdade de Castelo – MULTIVIX CASTELO      
  4. Faculdade De Tecnologia Saint Paul                   
  5. Faculdade Escola Paulista de Direito – FACEPD 
  6. Faculdade Fipecafi   – FIPECAFI

Faculdades que receberam nota 5 no IGC e 3 no CI

  1. Faculdade Cristã de Curitiba         FCC    
  2. Faculdade de Teologia de SP –  Igreja Presbiteriana Independente do Brasil                    
  3. Faculdade Multivix Cariacica – MULTIVIX CARIAC
  4. Faculdade Multivix São Mateus –  MULTIVIX SÃO MATEUS     
  5. Faculdades EST – EST         

Demais opções uma formação profissional sólida, que não atingiram nota máxima, mas com um excelente custo-benefício:

  1. Faculdades Anhanguera
  2. Unopar – Universidade Norte do Paraná
  3. Estácio – Universidade Estácio de Sá
  4. FMU – Centro Universitário
  5. Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul.

Concluindo

A educação a distância veio contudo para oferecer uma enorme flexibilidade, acessibilidade e níveis equivalentes de ensino. Pode ser usada para aprimorar habilidades existentes ou para desenvolver novas habilidades em áreas como educação continuada, finanças e desenvolvimento pessoal.

Tem muito mais dicas no nosso portal!!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.