4 provas do poder da música na educação infantil

Escrito por Giovana Pereira em

Poucos sabem, mas o poder da música na educação infantil possui enormes dimensões. Através dela, as crianças aprendem e desenvolvem habilidades fundamentais, como o raciocínio lógico, a formação da personalidade e a capacidade de expressar suas emoções e sentimentos. Com tão grande importância, podemos ver que não é à toa que a música é considerada como a primeira das artes.

As tradicionais cantigas de roda já passadas através das gerações, por exemplo, embora sejam simples, elas se mostram eficientes para exercitar a memória, exposição e socialização infantil.

Logo, a música tem um grande na educação das crianças e demonstra verdadeira força na interação que elas levam por toda sua vida. No artigo de hoje, vamos mostrar 4 provas do poder da música na educação infantil.

1. O poder da música na educação infantil no crescimento e desenvolvimento

A música, além de possuir o poder de despertar emoções, sentimentos e memórias, ela também é um importante meio de expressão criativa e de aprendizado. As crianças podem usar a música para, entre outras coisas, expressar suas emoções, desenvolver suas habilidades sociais, explorar suas sensibilidades ao movimento e ao ritmo e desenvolver seu senso de compreensão da língua.

Portanto, a música pode oferecer às crianças oportunidades de crescimento e desenvolvimento em áreas essenciais, como a língua, a memória, as habilidades motoras, o raciocínio lógico e a audição.

Além disso, os pequenos encontram na música um meio de se comunicar com o mundo e de expressar seus pensamentos e sentimentos, pois se trata de um espaço seguro e estimulante para que as descubram suas próprias identidades e se encorajem a explorar as muitas formas de expressão criativa. Esse ponto de vista é defendido por diversos nomes da Psicologia, como Carol A. Bush.

2. A Felicidade e o Amor

A segunda prova do poder da música na educação infantil é a de que ela também pode transmitir sentimentos de felicidade, alegria e amor para as crianças. A primeira arte ajuda as crianças a compreenderem melhor seus sentimentos, a serem mais felizes e a estabelecerem relações com o mundo. Ouvir música pode ajudar as crianças a relaxarem, a desenvolverem sua autoconfiança e a se sentirem amadas, além de as ajudarem a compreender os significados em suas vidas.

3. Vocabulário e Linguagem

A música também é um importante meio de ajudar as crianças a desenvolverem sua linguagem e seu vocabulário: estima-se que os bebês já reconheçam cerca de 300 palavras, muitas vezes aprendidas através de canções infantis, antes de poderem reagir verbalmente.

Isso significa que as crianças pequenas estão aprendendo uma variedade de palavras por meio de sua experiência com a música. Após aprenderem as letras das canções que escutam, elas passam a usar suas palavras em seus próprios contextos.

4. Vivendo e Aprendendo

Enfim, a música é uma importante ferramenta para as crianças aprenderem e desenvolverem habilidades fundamentais para sua vida, já que pode ajudar os pequenos a compreenderem melhor o mundo ao redor deles, a se comunicarem de maneira mais eficaz e a desenvolverem, além de seu vocabulário, a sua intelectualidade como um todo.

Quem nunca precisou decorar algo extenso e complicado, mas, logo após transformar o conteúdo em música, ele pareceu muito mais simples? Isso prova a eficiência da música na aprendizagem, que fornece ao nosso cérebro um “caminho mais curto” para o conhecimento.

Conclusão

O uso da música e da linguagem na educação infantil é essencial para o crescimento saudável de qualquer criança. O poder da música na educação infantil é considerável, pois ela possui a capacidade despertar emoções, sentimentos e memórias e também é um meio importante de expressão criativa e de aprendizado.

As canções proporcionam às crianças a habilidade de entender e expressar seus sentimentos, além do desenvolvimento de sua autoconfiança e o encontro da felicidade e do amor. Portanto, se você deseja que seu filho cresça com uma saudável educação infantil, incentive-o e ofereça-lhe a oportunidade de explorar, desenvolver e aprender com a música.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.