Título de capitalização – Entenda melhor essa modalidade de investimento

Escrito por Giovana Pereira em

Você provavelmente já ouviu falar sobre titulo de capitalização. Seu banco pode ter te oferecido, ou você conhece o popular título de capitalização Tele Sena, ofertada pela liderança capitalização, desde 1991.

Pertencente a modalidade de renda fixa, os títulos de capitalização são aplicações que trabalham com um prazo pré-definido. O título dá direito a concorrer através sorteios a prêmios diários, semanais, quinzenais ou mensais a depender da modalidade escolhida.

O que são títulos de capitalização?

Funciona da seguinte maneira, a partir de um valor aplicado, ou através da aquisição do título, você poderá ser premiado através dos sorteios ou receber ao final do prazo seu dinheiro de volta, dependendo da maneira estabelecida em seu contrato.

É uma excelente forma de forçar a criação do hábito de economizar dinheiro e poder exercitar sua sorte ao participar de sorteios, se você acredita que pode ganhar na loteria, tá aí uma maneira de não dar sopa pro azar.

Quando você compra um título, a vigência te dará direito a concorrer a diversos sorteios de prêmios e, quando o prazo terminar, você retira de volta todo o dinheiro que colocou, em alguns casos corrigidos pelo índice contratado.

A segurança está correlacionada a própria instituição que ofertar pois o Título de Capitalização não é garantido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) como a poupança por exemplo, se houver algum problema com a instituição financeira, você pode perder todo o dinheiro que investiu.

Contar com a sorte

O investidor que escolhe essa modalidade visa também a tentativa de ser sorteado, podemos comparar os títulos de capitalização com sorteios de loteria, a diferença entre os títulos é o fato de que, no primeiro caso, você “receberá” o seu dinheiro de volta no final do período.

Sorteio do título de capitalização

O ideal é que você seja contemplado com sua sorte, afinal o grande benefício deste título de capitalização está no sorteio, mas se para você tudo bem receber o valor aplicado no final do período, tá tudo certo.

Todos os sorteios devem ser auditados, e geralmente são atrelados a loterias federais, ou a concursos televisionados.

Os resultados devem sempre estar disponibilizados aos investidores que desejarem conferir a contemplação a qualquer momento.

Título de capitalização tem rentabilidade? 

O título de capitalização pode contar com a rentabilidade atrelada a taxa referencial (TR) que servirá de base para seu retorno, lembrando que será aplicada somente em parte do dinheiro aplicado.

É muito importante se atentar ao seu contrato, nele serão definidas taxas de juros, e de rentabilidade, essas taxas nunca se mantêm as mesmas, principalmente em se você optar pela modalidade de renovação recorrente.

Avaliar o rendimento da aplicação

O rendimento de um título de capitalização não é o mesmo rendimento da Poupança ou da Renda Fixa. Ao comprar um título, parte de seu dinheiro vai custear os prêmios (cota de sorteio), parte de seu dinheiro vai pagar as taxas (cota de carregamento) e só um terço vai sofrer para rentabilidade (cota de capitalização).

Há ainda a possibilidade que não tenha nenhum rendimento, ou seja, ao final, você vai retirar exatamente o mesmo valor que colocou. Portanto, há uma possibilidade de perder dinheiro, se no final das contas colocarmos a inflação dentro dessa análise.

Entender a liquidez do título

Liquidez se resume basicamente na facilidade com que você tem acesso às retiradas, do valor investido, caso haja necessidade. Em alguns casos, os títulos oferecidos “prendem” seu dinheiro por algum tempo, ou seja, o saque não é permitido, ou em alguns casos há cobrança de multa ou taxa.

No mundo dos investimentos, existem diversas instituições que oferecem aplicações muito rentáveis e com a possibilidade de resgate imediato como Tesouro Direto, CDBs e fundos, por exemplo.

Entenda sobre esse investimento

Geralmente, quem compra título de capitalização são pessoas que não ainda não tem disciplina financeira e buscam a praticidade nesse produto.

Quando decide economizar o dinheiro e colocar em aplicações que rendem mais, você estará se conhecendo, estudando, para ter uma vida financeira mais tranquila.

Existem muitas modalidades de investimentos

Tudo depende do seu perfil de investidor, é preciso entender que podem existir investimentos melhores, ao depender do que está disposto a se propor.

Ao se conhecer, estipular seus objetivos e se aprofundar no mundo dos investimentos avalie também outras alternativas.

Mais uma vez reforçamos que nosso site não realiza qualquer recomendação de investimento, nosso objetivo é informar os nossos leitores, trazer de forma mais popular as nomenclaturas econômicas apresentadas em nosso dia-a-dia.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.