Maçã |10 curiosidades sobre a fruta, muito além de vermelhinha, crocante e suculenta. Confira!

Escrito por Giovana Pereira em

Muito além de ser uma fruta facilmente encontrado durante o ano todo, e muito saudável, a maçã contém inúmeros benefícios para o nosso organismo.

Ao consumi-la regularmente, podemos desfrutar de uma série de vantagens que podem ajudar no curso de nossas vidas. Na verdade, comer maçãs não só é bom para o corpo; ela também é um dos alimentos mais nutritivos, saudáveis e saborosos.

Neste artigo, discutiremos os benefícios que a maçã nos oferece, algumas dicas de como integrar essa frutinha na sua rotina.

1. Maçã é Rica em vitaminas e minerais

Essa fruta é fonte de numerosos nutrientes essenciais, como vitamina C, fósforo, ferro e ácido fólico, vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais.

Ela contém um alto teor de pectina em sua casca, polissacarídeo que dificulta a absorção das gorduras, da glicose.

Além disso, possui antioxidantes que ajudam a proteger o corpo contra doenças e a melhorar a saúde da pele, aumentando seu brilho e viço, aquela famosa cútis de pêssego, ou seria de maçã?

2. Auxilia na Digestão

Contém fibras solúveis que ajudam a melhorar as funções digestivas e consequentemente a reduzir o colesterol. Sua mastigação constante também estimula a salivação, ajudando assim na digestão de alimentos.

Acima de tudo sua fonte de fibras auxilia a formação do nosso bolo fecal, reduzindo incômodos estomacais e intestinais, a concentração de gases e inchaço do abdômen.

3. Ajuda no equilíbrio de calorias

Devido à quantidade de fibras presentes na fruta, ela nos ajuda a nos dá a sensação de saciedade por mais tempo, nos ajudando a comer menos e, consequentemente auxilia na perda de peso.

Uma dica valiosa é comermos uma unidade 30 minutos antes das refeições, ou mesmo no lanchinho da tarde, com apenas 52 calorias, ela nos ajuda a nos prepararmos para comer menos e consumir menos calorias na refeição principal.

4. Protege nosso organismo

As maçãs contêm falcarinol, que é um composto orgânico que ajuda a prevenir diversos problemas digestivos e intestinais, auxiliando em todo sistema digestivo até a chegada no nosso intestino.

Ela é importante para formação do bolo fecal encorpando seu volume, não deixando se quebrar, evitando desconfortos e ferimentos na sua eliminação.

5. Melhora a qualidade da pele

É de conhecimento popular que consumir maçãs regularmente pode ajudar a pele a ficar limpa, quando dizemos limpa sem acnes ou outras impurezas e se torna assim consequentemente mais macia.

Os antioxidantes presentes na fruta ajudam a combater os radicais livres e retardar o envelhecimento precoce da nossa pele. Um benefício valioso e de forma facilmente acessível ao simples fato de a consumirmos.

6. Ajuda a equilibrar os índices glicêmicos

O alto teor de fibras presente na fruta ajuda a manter níveis saudáveis de açúcar no sangue. Comer maçãs também pode ajudar o nosso organismo a manter os índices glicêmicos e controle de insulina no nosso sangue.

O desequilíbrio desses índices glicêmicos como os açúcares e de insulina causam muitos efeitos colaterais em nosso organismo.

7. Promove o Bem-Estar

O consumo da fruta também contribui para o nosso bem-estar a maioria das pessoas que consomem maçãs regularmente têm menor probabilidade de manter o bom humor e regular o funcionamento intestinal.

Conforme o dito popular ninguém está bem quando está “enfezado”. Além disso, a fruta nos ajuda a nos manter relaxados e a lidar melhor com imprevistos e situações adversas.

8. Auxilia a se manter atento.

É um alimento que ajuda a se manter atento, auxilia o cérebro a manter o foco e melhora consideravelmente a nossa produtividade.

Isso ocorre porque a fruta contém açúcares naturais, que são responsáveis por uma reação no organismo semelhante ao que é gerado pela cafeína, fazendo com que fiquemos mais espertos e atentos.

9. O consumo da maçã

Viu só, quantos benefícios temos ao consumirmos a fruta do Paraíso? Além de ser deliciosa é muito fácil tornar um hábito dentro de nossa rotina, uma fruta resistente, de fácil manuseio sem necessidade de refrigeração.

Podemos consumir a fruta ao natural, com casca, sem casca, com limão, com açúcar, o que já é uma delícia, a equipe separou algumas ideias para você inserí-la no seu dia-a-dia.

10. Dicas de preparos com maçãs

Nossa equipe separou algumas dicas de como podemos variar o preparo da fruta.

Seca ou desidratada: cortarmos as maçãs bem fininhas com canela e levamos ao forno, quando estiver crocante, está pronto.

Cozidas: Corte-as em forma de barquinhos retirando o miolo e as sementes, polvilhe açúcar e canela, suco de limão e um pouco de farinha. Leve ao micro-ondas até que fiquem amolecidas. O aroma já é apetitoso demais, fica gostoso sozinho ou com algum acompanhamento como chantilly, ou biscoitos crocantes.

Chá: com apenas três ingredientes – maçã, canela e água. Cortamos aproximadamente 3 maçãs, sem a semente, e colocamos para ferver em mais ou menos 1 litro de água, por uma hora. Esperamos descansar, coamos e pronto.

Salada de frutas: Colocamos maçã com banana, mamão, manga, morango, uva e suco de laranja, podendo adicionar ou retirar a quantidade de frutas que preferir, deixamos gelar e pronto. Se tiver sem culpa um pouco de leite condensado fica irresistível.

Saladas agridoces: Podemos combinar maçãs com seus legumes preferidos como na salada com maionese por exemplo. Ou não na versão natural com repolho, cenoura ralada e maçãs em cubinhos.

Preparo com massa folhada: Precisamos de um creme, como o de confeiteiro e massa folhada, é só assar a massa, rechear com creme e arrumar em camadas as maçãs pré-cozidas como mencionamos anteriormente.

Conclusão

Embora seja conhecida por ser uma fruta vermelhinha, deliciosa e crocante, a maçã oferece muitos outros adjetivos importantes e enriquecedores. Ela contém muitas vitaminas e minerais essenciais, além de ajudar na digestão, apoiar ao controle de calorias e promover o bem-estar.

Reforçamos que nosso site não faz qualquer tipo de recomendação aos nosso leitores, somos um site meramente informativo, e nos esforçamos para enriquecer o conhecimento de tudo que faz parte de seu cotidiano.

Para se aprofundar em uma dieta ou qualquer outro tratamento um médico e nutricionista deverão ser consultados.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.