Falar inglês – Veja suas vantagens e os melhores métodos para aprender

Escrito por Giovana Pereira em

Hoje em dia, falar inglês já não é um luxo, mas sim um requisito básico para se dar bem nos negócios, para conquistar um bom emprego, além de abrir diversas outras oportunidades na maioria dos países do globo.

A Língua Inglesa tornou-se um fator fundamental no mundo moderno, pois ela expandiu-se além de seus limites históricos, permitindo a livre circulação de informações, produtos e serviços entre vários países. Se você ainda não sabe falar inglês, está na hora de tomar providências para conseguir dominar esta língua tão importante.

Ainda não se convenceu da relevância de falar inglês? Fique conosco e saiba um pouquinho mais sobre como o inglês pode alavancar sua carreira, além de alguns métodos que podem te ajudar a começar.

O inglês abre um leque de possibilidades em sua vida

Falar inglês oferece vantagens significativas para quem está iniciando no mundo dos negócios. Estar capacitado para conversar ou se comunicar com outras pessoas em países estrangeiros e criar um vínculo entre culturas diferentes pode ajudar a expandir seus negócios.

Além disso, para quem deseja se aprofundar mais nos estudos, ter inglês básico já é o suficiente para se inserir em universidades no exterior, além de servir como uma porta de entrada para aprender outros idiomas.

Aprender a falar inglês pode parecer assustador para quem está começando. Porém, tendo em mente que falar inglês é perfeitamente possível com dedicação, muita confiança no processo e sem medo, e utilizando os métodos certos, o caminho para a fluência se torna bem mais simples.

Os melhores métodos para aprender a falar inglês

A aprendizagem de línguas, especialmente do inglês, acima de tudo, requer muita dedicação e prática. Felizmente, como mencionamos anteriormente, existem algumas técnicas que podem ajudar você a aprender a língua mais rapidamente e com maior eficiência. Aqui estão alguns dos melhores métodos para aprender inglês:

1. Estude diariamente

Estudar diariamente é o melhor método para se familiarizar com a língua. Dê a si mesmo um objetivo diário de estudo que você possa cumprir e começar a praticar a língua inglesa todos os dias.

Porém ressaltamos que, estudar não quer dizer, necessariamente, ler livros de gramática e mergulhar nossas mentes em conteúdos densos, complicados de serem absorvidos.

Aulas de gramática e fichas de vocabulário são necessárias, com certeza. Porém não são, e nem devem ser, os únicos meios de estudo. Aprender a falar inglês também envolve conteúdos de sua preferência. Falaremos mais sobre isso adiante.

2. Assistir a filmes e programas de TV em inglês

Sabemos que a maior parte do conteúdo disponível nas plataformas de streaming atualmente é produzida por países estrangeiros. Logo, assista a seus filmes, programas de TV, séries e podcasts favoritos em inglês para familiarizar-se com a pronúncia correta e com as expressões comuns usadas na língua.

No caso de filmes, séries e programas, assista primeiramente com legendas em português, faça isso repetidamente se for preciso, até que você entenda com propriedade o que se passa nas cenas. Mais tarde assista com legendas em inglês. Assim, você aprenderá a grafia de muitas palavras, enquanto pratica sua escuta, essa é uma das formas de educação do seu subconsciente se familiarizar com a linguagem!

3. Procure boas canções em inglês

Uma das melhores ferramentas para o estudo de idiomas em geral é a música. Com ela, você pode ampliar o seu vocabulário, praticar suas habilidades de escuta, e, na maioria duas vezes, a sua pronúncia! Não é demais?

O primeiro passo para aprender com música é procurar por canções do idioma de sua preferência e escutá-las algumas vezes, e estudar uma canção por vez. Após escutá-las, é necessário pesquisar pelas suas letras, e pesquisar os significados das palavras que você ainda não conhecia.

Depois, escute as canções enquanto lê suas letras repetidamente, até que perceberá que consegue compreender o que é cantado mesmo sem legendas depois de um tempo.

Depois de aprender a letra e compreender a canção, tente cantar, à sua maneira, a música. Assim, sua pronúncia também melhorará drasticamente.

4. Descreva elementos de seu cotidiano em inglês

Pode parecer simples, mas descrever elementos de seu dia a dia em inglês amplia muito o seu vocabulário. Comece pesquisando os nomes dos alimentos que consumiu em alguma refeição, depois termos relacionados ao seu hobby ou palavras muito faladas por você de maneira geral. Faça anotações, e consulte-as regularmente.

5. Pratique com outras pessoas

Praticar a língua com outras pessoas é um dos melhores métodos para aprender a falar inglês. Você pode conversar com alguém em quem confie e que seja fluente no idioma, procurar um professor particular, ou se matricular em uma conversação ou classe de inglês. Ter alguém com quem se possa trocar conhecimento é fundamental ao aprender uma nova língua, seja ela qual for.

O importante é manter contato constante com a língua que deseja aprender! 

6. Procure instrutores

Todos nós precisamos de um apoio para aprender inglês. Muitas vezes não conseguimos através de pesquisas sanar completamente nossas dúvidas, e precisamos de especialistas no assunto para nos ajudar. Logo, procure por canais de professores nas redes sociais (existe uma infinidade deles), e se achar necessário, algum curso ou professor particular.

Porém, lembre-se sempre de que você precisa encontrar a sua própria maneira de aprender, o que muitas vezes não é fornecido em algum curso. Além disso, não tenha medo de investir em você: falar inglês mudará o seu futuro completamente.

Conclusão

Falar inglês é uma habilidade cada vez mais importante nos dias de hoje. Se você ainda não sabe falar inglês, está na hora de começar a estudar. Existem várias técnicas eficazes para aprender rapidamente, desde estudar diariamente até praticar com outras pessoas. Não deixe de começar aprender inglês hoje mesmo!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.