Wandinha – 15 curiosidades sobre a série “Wednesday”

Escrito por Giovana Pereira em

Hoje mostraremos 15 curiosidades sobre a série “Wandinha”Wednesday, lançada no dia 23 de novembro.

Você deve ter se deparado com esse nome diversas vezes no último mês, isso porque essa série, mesmo com pouco tempo de estreia, quebrou diversos recordes no streaming e se tornou um fenômeno global.

Em meio a tanto sucesso, é muito provável que o lançamento de uma 2ª temporada é apenas uma questão de tempo.

A série tem como protagonista a adolescente Wandinha Addams (Jenna Ortega), que vai para um internato durante seu ensino médio depois de provocar um incidente em seu antigo colégio, e chegou para mostrar que o universo aterrorizante da família Addams, exibido já há gerações, continua encantando o público.

Fique conosco que neste artigo trouxemos 15 curiosidades sobre a série que você provavelmente não sabia, conforme enumeramos abaixo:

1. O Efeito Wandinha

Como mencionado anteriormente, o show possui pouquíssimo tempo de estreia, e ainda assim, quebrou diversos recordes na Netflix e no mundo. “Wandinha” se tornou a série mais assistida do serviço de streaming em uma semana, ultrapassando a 4ª temporada de Stranger Things, até então o maior sucesso da plataforma. Além disso, “Wandinha” se tornou o maior lançamento original em língua inglesa da história da Netflix.

Achou que ia parar por aí? O sucesso da série foi tanto a ponto de alavancar a atriz Jenna Ortega, intérprete de Wandinha, e seus trabalhos anteriores, como “A Vida Depois” (filme de 2021 disponível na HBO Max), que voltou ao top 10 de filmes assistidos no Brasil e na América Latina. Já o filme A Família Addams (1991) ressuscitou no Brasil, colocado também no top 10 de filmes mais assistidos.

“Wandinha” também elevou a música “Bloody Mary,” de Lady Gaga, do álbum “Born This Way”, reproduzida 429 milhões de vezes nas plataformas digitais (aplicativos de música) no dia 26 de novembro, em razão de uma montagem feita com a cena do baile da série usando a canção no TikTok, rede social que auxiliou a série a atingir um sucesso extraordinário.

2. Direção de Tim Burton

A produção é dirigida por Tim Burton, conhecido por seu trabalho em filmes sombrios, como “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e “A Noiva Cadáver” (2005). O diretor já havia sido convidado para participar da franquia A Família Addams em 1991, porém precisou recusar por estar trabalhando em “Batman: O Retorno” (1992).

Contudo, podemos admitir que Tim Burton foi feito para os Addams, pelo fato de estar sempre envolvido com produções com um ar mais gótico ou de terror, além, é claro, de seu trabalho em “Wandinha” ser impecável. Concordam?

3. Primeira aparição de Wandinha

O que muitos não sabem é que a família Addams é bastante antiga, sendo que apareceram pela primeira vez nos quadrinhos de Charles Addams, que ironizavam a classe média americana, na revista americana The New Yorker, ainda na década de 30! Mas Wandinha apareceu pela primeira vez somente alguns anos depois, em 1940, como uma menina órfã pulando corda durante a noite. Mais tarde, em 1944, a personagem apareceu oficialmente como filha dos Addams.

4. Wandinha em destaque

Sabemos que Wandinha e os Addams usam roupas pretas e brancas na maior parte do tempo. Porém, fora da mansão Addams, todos em volta de Wandinha usam roupas mais claras ou coloridas, com o intuito de deixar a protagonista sempre em destaque. O maior exemplo é o uniforme da Escola Nunca Mais (Nevermore Academy), o qual o de Wandinha é mais escuro que o dos demais estudantes do internato.

5. Jenna Ortega – Uma Wandinha muito dedicada

Jenna Ortega, atriz que dá vida à Wandinha, teve que passar por uma preparação rigorosa para nos entregar a performance perfeita na série. Esse preparo envolveu aulas de violoncelo, alemão, arco e flecha, esgrima e até canoagem! Vamos combinar, tudo isso, junto ao carisma de Ortega, nos deu uma Wandinha sensacional, não é mesmo?

6. Olhos abertos!

Não sabemos se vocês perceberam, mas durante o programa, Wandinha simplesmente não pisca! Jenna Ortega contou à revista Teen Vogue que ficou, acidentalmente, durante uma rodada inteira sem piscar. Ao ver o resultado, o diretor Tim Burton adorou, e pediu para a atriz manter essa característica pelo resto da série, para passar um pouco do terror do seriado para a personagem.

7. Figurinos de “Wandinha”

A cantora pop americana Billie Eilish foi a inspiração para os as roupas no estilo streetwear moderno na série. Outro fato interessante é o de que o figurino da diretora Weems (Gwendoline Christie) é baseado na personagem Melanie, protagonista do filme “Os Pássaros “(1963), produzido pelo gênio do suspense Alfred Hithcock.

Wandinha frequentemente aparece com o cabelo em duas tranças, além de apresentar sempre uma linda franja. A maioria de suas roupas são, na verdade, de marcas conhecidas como J. Crew e Zara, e sua bota é a Dr. Martens.

Os figurinos foram feitos com materiais reluzentes, como couro, para dar um destaque maior ao preto, cor predominante nas peças, quase sempre contrastando com roupas brancas.

A roupa mais clássica de Wandinha (o vestido que usa na abertura da série) é uma homenagem ao figurino principal que Christina Ricci usava, na versão de 1991 da Wandinha Addams. Consiste em um vestido preto, gola branca e mini estampa floral.

8. Wandinha X Wednesday

Sobre o nome de nossa protagonista, aqui vai algo peculiar: Wandinha é conhecida por esse nome somente aqui no Brasil. Essa mudança foi feita de modo a facilitar a pronúncia do público. Seu nome original é Wednesday (quarta-feira, em tradução livre), escolhido por causa de uma antiga canção infantil, chamada Monday’s Child, a qual diz que crianças nascidas na quarta-feira são cheias de aflições.

“Wandinha”, foi escrito com “w” justamente para se aproximar do nome original da personagem, já que antigamente seu nome era escrito com “v”.

9. A Dança

Provavelmente a cena mais memorável da série é a do baile Rave’N, onde Wandinha dança a música “Goo Goo Muck”, de The Cramps. A dança viralizou na internet, principalmente em razão de um recorte da cena feito pelo TikTok. Jenna Ortega contou que foi ela mesma que elaborou a coreografia, e se inspirou em passos de dança de góticos em clubes dos anos 80 para tal.

10. Christina Ricci

Dando continuidade às nossas curiosidades, temos que Christina Ricci, intérprete da professora Thornhill, já interpretou Wandinha no passado. Isso mesmo! A atriz deu vida à filha dos Addams durante as 2 produções mais conhecidas da família Addams: “A Família Addams” e “A Família Addams 2”, e volta como uma personagem importante em “Wandinha”.

11. A Mãozinha

A maioria das pessoas pensa que a icônica mãozinha foi feita com a ajuda da computação gráfica, porém o que elas não imaginam é que uma pessoa de verdade foi contratada para dar vida à mão decepada. O responsável pela mãozinha é o ilusionista Victor Dorobantu, que já havia tatuagens em sua mão que davam a impressão de um membro decepado.

12. Cenários da série

Um fato curioso é o de que a série foi gravada em 70 cenários diferentes. Porém um local que pode ser familiar para alguns expectadores é a Escola Nunca Mais, cujo cenário é o Castelo Cantacuzino (situado na Romênia), que já foi usado para outras séries, como “Gilmore Girls”, “You”, “Pretty Little Liars” e “Vampire Diaries”. Pegaram a referência?

13. Gárgulas

Um detalhe do programa é o de que os rostos das gárgulas foram desenhados para que elas sempre combinassem com o que acontecia durante as cenas, variando entre tristes e alegres.

14. Em memória de Charles Addams

O elenco de “Wandinha” foi escolhido para que se parecesse ao máximo com os personagens presentes nos quadrinhos de Charles Addams (o criador da Família Addams). O maior exemplo dessa semelhança é Gomez (Luis Guzmán), pai de Wandinha e Feioso, cuja escolha de ator foi um tanto criticada pelo público.

15. Referências e Easter Eggs

“Wandinha” está repleta de referências e easter eggs dos filmes da década de 90, como o famoso estalar de dedos, além de uma referência à “Carrie: A Estranha”, durante o banho de tinta vermelha que os estudantes da Escola Nunca Mais levam. Inclusive, “Nunca Mais”, é uma alusão a um poema muito conhecido de Edgar Allan Poe: “O Corvo”, no qual a frase é repetida por esse pássaro.

A 1ᵃ temporada de Wandinha possui 8 episódios, cada um com, em média, 50 minutos de duração. A série está disponível para assistir na Netflix.

A 2ª temporada já foi confirmada pela plataforma de streaming, mas a data de lançamento ainda não foi divulgada.

Quer saber mais sobre “Wandinha“? Este artigo sobre o elenco de Wandinha pode te interessar!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.