Resumo The Last of Us – Veja o que rolou nos capítulos 1 a 3

Escrito por Giovana Pereira em

Neste artigo, mostraremos o Resumo The Last of Us. A série, baseada em um jogo de sucesso da PlayStation, foi lançada no dia 15 de janeiro e está disponível na HBO Max, e que reuniu 4,7 milhões de espectadores em seu primeiro episódio, já pode ser considerada uma das maiores estreias de 2023.

Nós já temos uma matéria em nosso blog sobre The Last of Us. Nele, te mostramos o universo da série e tudo o que você precisa saber para assisti-la. Caso você ainda não tenha assistido à série, recomendamos que leia este artigo clicando aqui para que fique por dentro do que mostraremos a seguir.

Então, sem mais delongas, veja a seguir o resumo da série The Last of Us:

Resumo The Last of Us – Episódio 1: “When You’re Lost in the Darkness” (Quando Estiver Perdido na Escuridão)

Primeiramente, é mostrado para o público dois especialistas em uma espécie de Talk Show de 1968, que, de certa forma, profetiza que o maior surto de uma doença contagiosa viria de um fungo: não de um vírus ou de uma bactéria.

Depois disso, a história dá um salto no tempo: de 1968, vamos para 2003, quando tem início o surto da doença causada pelo cogumelo Cordyceps e acompanhamos um pouco da vida da família Miller, composta por Sarah (Nico Parker), seu pai Joel (Pedro Pascal) e seu tio Tommy (Gabriel Luna). O primeiro capítulo do programa também nos mostra a fuga conturbada da família de tudo que ocorria em sua cidade (Austin, Texas) na época. Em meio a essa fuga, Sarah é morta por um militar.

Então, The Last of Us passa por mais uma grande passagem de tempo. Dessa vez, a série vai para 2023, e agora o foco está em como é a vida em um mundo tomado pelo fungo Cordyceps.

A narrativa se passa em Boston, onde há uma zona liderada por militares, a FEDRA (Agência Federal de Resposta a Desastres), que controla a saída e a entrada de pessoas para evitar o contágio da doença. A série também mostra um pouco mais da rotina de Joel, que, ao lado de Tess (Ana Torv), se tornou um contrabandista em sua zona de quarentena, que, inclusive negocia com a FEDRA a fim de ganhar privilégios.

Continuando o nosso resumo The Last of Us, temos que o 1° episódio também nos mostra Ellie (Bella Ramsey) – que usa o nome falso de Verônica – uma adolescente com um humor sarcástico e uma personalidade forte. Também conhecemos Marlene (Merle Dandridge), líder dos Vagalumes – uma facção rebelde à FEDRA e muito importante na série.

Ainda, Tess percebe que a bateria de carro que comprou de um comerciante local, quando não conseguiu obter contato com Tommy, foi roubada. No caso, essa bateria foi vendida para os Vagalumes.

Posteriormente, eles descobrem que o acordo para comprar a bateria deu errado e Marlene, ferida, implora para Joel e Tess levarem Ellie para uma base dos Vagalumes próxima à zona de quarentena. Em troca, os dois receberiam todos os recursos que precisavam, entre eles, o contato de Tommy.

Gostaria de ver mais sobre filmes e séries? Veja o que está bombando no momento no nosso portal!

Porém, ao saírem da zona de quarentena são flagrados por um soldado da FEDRA quando são realizam um teste a fim de saber se estão infectados. Ellie esfaqueia o soldado, o que mostra a Joel e Tess que ela está infectada. Mas a adolescente os assegurou de que contraiu a doença há 3 semanas, sem
demonstrar transformação alguma.

Sarah e Joel em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Resumo The Last of Us – Episódio 2: “Infected” (Infectados)

O segundo episódio do programa começa, assim como o primeiro, com um flashback. Porém, em vez de Austin, a série nos levou para o epicentro da doença: Jacarta, na Indonésia. Nele, uma cientista que analisava o corpo de um infectado foi questionada sobre uma cura para o fungo que mataria pessoas pelo mundo a partir daquele ano. A resposta dela foi negativa.

O capítulo, que teve foco maior nas relações entre os protagonistas e nos comportamentos dos infectados, nos mostra Joel, Ellie e Tess atravessando a cidade para ir à base dos Vagalumes e passando por diversas pessoas contaminadas pelo Cordyceps. Joel se preocupa frequentemente ao ter uma infectada “assintomática” o acompanhando, mas Tess sempre o tranquiliza sobre a garota, dizendo que não há perigo quanto à Ellie.

Seguindo nosso resumo The Last of Us, temos que no caminho para a cura da doença, Ellie foi mordida mais uma vez por um infectado, antes que Joel e Tess o matassem. Porém, a mordida logo cicatrizou, o que provou a imunidade da adolescente. Ao chegar na base dos Vagalumes, os protagonistas perceberam que o grupo da facção foi abatido pelos contaminados, com quem tiveram que lutar.

Desse modo, a série, que já havia mostrado a criação de um vínculo maior entre Joel e Ellie, se despede de Tess, morta por “zumbis” de forma trágica.

Ellie e Tess em The Last of Us/Imagem: Divulgação



Resumo The Last of Us – Episódio 3: “Long, Long Time” (Por Muito, Muito Tempo)

Diferentemente dos capítulos anteriores, o terceiro episódio de The Last of Us não envolveu o público com ação, mas sim com uma história comovente.

O capítulo começa com Joel e Ellie a quilômetros de Boston, indo para onde estão os personagens Bill (Nick Offerman) e Frank (Murray Bartlett).

Mais uma vez, a série mostrou mais detalhes do vínculo entre Joel e Ellie. Quando os dois vão para uma loja abandonada à procura de suprimentos, Ellie se depara com um infectado nos escombros. A garota, depois de contemplar o ex-humano por um momento, o mata com a faca que sempre guarda consigo.

Depois de saírem do local, Joel explica para a Ellie a teoria mais provável que explica a origem do surto da doença: grãos e farinhas contaminados com o fungo, que, por serem commodities essenciais, se espalharam pelo mundo através de sua exportação.

Ainda neste capítulo, é apresentado a nós o casal formado por Bill e Frank, que se conhecem tentando se proteger no início do surto, e a amizade que eles construíram com Joel e Tess. Em diversos momentos do casal, a música “Long, Long Time” tocava ao fundo.

De volta para 2023, com o casal mais velho, Frank, debilitado pelo Parkinson, decide abreviar sua vida, dando um ar mais depressivo à série.



Continuando nosso resumo The Last of Us temos que, quando Joel e Ellie chegam ao antigo território do casal, eles encontram uma carta deixada por Bill, pedindo a Joel para que ele cuide de Tess, o que dá ao protagonista um sentimento de tristeza e perda. Então, ele impõe à Ellie três regras: ela não poderia falar sobre Tess nem dizer a ninguém sobre sua condição, ela também deveria fazer tudo o que Joel mandasse.

Finalizando nosso resumo The Last of Us de hoje temos que Depois da conversa de Joel e Ellie, nosso protagonista decide procurar seu irmão Tommy para saber a localização da base vagalume onde Ellie deve ficar. Na antiga casa de Bill e Frank, Joel e Ellie pegam roupas guardadas e enquanto se arrumam, Ellie encontra uma pistola que era de Frank e guarda em segredo de Joel.

Bill e Frank em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Está gostando do nosso conteúdo? Leia mais sobre “The Last of Us” no nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.