The Last Of Us – Conheça o universo da série

Escrito por Giovana Pereira em

The Last of Us, mesmo no começo do ano, já pode ser considerada uma das maiores estreias de 2023. A série nova da HBO é baseada em uma das franquias de videogame que mais fazem sucesso.

O programa, que estreou no dia 15 de janeiro, é criação de Neil Druckmann e Craig Mazin, também responsável pela série Chernobyl, considerado um dos melhores live-action de games. 

A HBO Max, plataforma de streaming da série, traz a primeira temporada em episódios semanais lançados aos domingos às 23 horas, até completar 9 episódios com 1 hora de duração, sendo o primeiro capítulo com uma hora e meia.

The Last of Us – O videogame

Originalmente, The Last of Us é um jogo que tem um componente narrativo muito forte, onde você controla os personagens e avança na história. Entre esses momentos temos as cuts, que são pequenas cenas, com ângulos de câmera diferente que focam no rosto dos personagens.

O elenco é protagonizado por Joel e Ellie, que são interpretados por Pedro Pascal e Bella Ramsey, respectivamente. Ambos trabalharam em Game of Thrones (GOT): Pedro Pascal era Oberyn Martel e Bella Ramsey era Lyanna Mormont. Logo, já são muito queridos pelo mundo todo.

The Last of Us conta com suspense, ação, terror e muito drama. É uma história sobre um homem de meia idade Joel e uma adolescente que atravessam os Estados Unidos muitos anos depois de uma epidemia ter devastado toda a sociedade, em um mundo que sofre com um recente apocalipse zumbi.

O contágio começa em 2013, porém a série nos apresenta o ano de 2003. A história começa de verdade 20 anos depois, em 2023. A forma de infecção (na série e no jogo) se dá pela mordida de um infectado em outro ser humano ou pelo consumo de alimentos contaminados pelo fungo Cordyceps, responsável pela propagação da doença.

Os infectados se tornam extremamente agressivos a ponto de atacarem outros humanos. A partir daí temos vários estágios de contaminação.

A agressividade, como dito anteriormente, é a principal característica. Ao longo da evolução do fungo nos infectados, vemos pedaços de cogumelo se transformarem em um fungo e essas pessoas vêm a ser cada vez mais monstruosas e irracionais, já que o cogumelo cria um novo mundo e uma voz interna na pessoa afetada.



Temos vários tipos de infectados de acordo com o tempo que eles estão com o fungo. Veja a seguir quais são eles:

Os estágios do cogumelo

Os estágios da doença causada pelo Cordyceps/ Imagem: Millenium GG
  1. Corredor/Runner – são pessoas infectadas recentemente, e sua principal característica comum é a corrida constante.
  2. Perseguidor/Stalker – Esses foram infectados há 2 semanas a 1 ano e se escondem na escuridão para o ataque. Eles utilizam eco localização através da audição que se prende na parede para espalhar o fungo pelo ambiente.
  3. Estalador/Clicker – são ex-humanos, infectados há mais de um ano. Ao alcançar a vítima, não resta defesa;
  4. Baiacu/Bloater: Infectado há muitos anos, lento e extremamente forte, no jogo, morre somente com muitos tiros.
  5. Trôpego/Shambler: infectado há muitos anos, vive em áreas alagadas e lança esporos que causam queimaduras. Ao morrer, explode lançando vários esporos no ar.
  6. Rei dos Ratos/Rat King- Trata-se da junção de vários corpos de um hospital de Seattle, que se tornou um gigante muito poderoso.

O enredo de The Last Of Us

No início houve um grande ataque, afetando muitas pessoas: o caos.

Joel (o protagonista) presenciou esse início do surto quando morava no Texas com a família e presencia essa loucura e vê sua filha morrer em seus braços. Depois disso, a história dá um salto de 20 anos: aqui Joel já tem 50 anos de idade e mora em Boston.

The Last of Us mostra pessoas tentando sobreviver por conta própria com grupos militares, lutas e uma guerra civil pelo poder.

Para isso, foram criadas zonas de quarentena, que são grandes cidades isoladas para que ninguém entre ou saia, evitando assim o contágio da doença causada pelo fungo. Existem também outras comunidades, cada uma com suas regras.

Ali, as informações não circulam, já que a energia elétrica e outros recursos são controlados. Lá as pessoas também não se falam, pois estão em guerra.

Joel mora numa zona de quarentena controlada por militares que formam a Agência Federal de Resposta a Desastres. Ainda resta uma forma de governo que dita as regras, escolhe quem entra, os horários que as pessoas podem sair, além de quem receberá as rações, doses de “comida” que são distribuídas.

Os Fireflys ou os Vagalumes, são um grupo que busca uma revolução e é rebelde ao militarismo na zona de quarentena, e que têm o seu próprio treinamento.

Porém, Joel, que quer atuar nas sombras, sobrevive no meio, desrespeitando o sistema como um contrabandista. E, já que tem conhecimento sobre armas, luta, e sobre a região, passa a comprar e vender coisas na zona de quarentena.

Em um desses trabalhos Joel e Tess (sua parceira nos esquemas de contrabando, interpretada por Anna Torv), acabam encontrando Marlene, uma dos Vagalumes.

Joel não queria se envolver, mas tem de prestar um serviço para uma líder dos Vagalumes que Marlene os passa uma carga humana (a adolescente Ellie) para fora da zona de quarentena.



Uma adolescente é protagonista do jogo, cresceu dentro da zona de quarentena, não conhece o mundo tem que ser entregue nas mãos dos Vagalumes.

Ainda temos os Lobos solitários que tentam sobreviver sozinhos.

The Last Of Us: O Jogo X A Série

Uma das características mais marcantes da série The Last of Us é a semelhança com o videogame: prédios, estradas, shoppings, laboratórios, museus, bibliotecas, etc. Em ambas as mídias, é possível ver um tropo visual que se chama Nature Takes Over, que mostra como a natureza se comporta em cidades abandonadas pelos seres humanos.

Uma curiosidade da produção da HBO é a de que o elenco da série foi instruído a não jogar o jogo antes de gravar, isso para não interferir muito nas performances, porque o videogame The Last of Us tem dois atores muito conhecidos por interpretar os personagens Joel (Troy Baker) e Ellie (Ashley Johnson), que farão uma participação na série.

Para aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecer o videogame, informamos que mudanças no elenco ocorrerão: alguns personagens originais foram confirmados, mas novos sobreviventes e rebeldes estão por vir.

Teremos uma segunda temporada?

A segunda temporada da série está confirmada: The Last Of Us ficou atrás apenas de A Casa do Dragão (spin-off the Game of Thrones) que possui a marca de 9,98 milhões de espectadores, com audiência na estreia de 4,7 milhões de espectadores.

Gostou do nosso conteúdo? Tem mais sobre filmes e séries esperando por você no nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.