Resumo The Last of Us – O que aconteceu nos episódios 4 a 7

Escrito por Giovana Pereira em

Continuando a nossa série Resumo The Last of Us, neste artigo vamos mostrar tudo o que aconteceu nos episódios 4 a 7 da série da HBO Max. Caso queira ler o resumo dos capítulos 1 a 3, esse link pode ajudar. Se você ainda não conhece The Last of Us, este artigo te mostrará o contexto em que a série se passa. Sem mais delongas, vamos para o que interessa:

Resumo The Last of Us – Episódio 4: “Please Hold My Hand” (Por Favor, Segure a Minha Mão)

Dando início à nossa série Resumo The Last of Us, temos que o quarto episódio da série começa com Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) indo de carro para Wyoming, onde Joel presume que seu irmão Tommy (Gabriel Luna) esteja, para direcionar a adolescente para a base dos Vagalumes, atravessando o oeste dos Estados Unidos. No trajeto, Joel explica à Ellie porque ele e seu irmão foram para Boston, além de como conheceu Tess e Marlene e como foi quando Tommy era um dos Vagalumes.

Quando chegaram no Kansas e se depararam com a passagem bloqueada, Joel decide atravessar a cidade e encontra outros sinais de perigo, ou seja, que não foram deixados por infectados. Lá, eles encontram uma base da FEDRA (Agência Federal de Resposta a Desastres) abandonada e caem em uma emboscada feita por sobreviventes malignos. Eles batem o carro numa loja abandonada um tiroteio inicia. Durante o conflito, Ellie salva Joel de um inimigo que havia o deixado imobilizado.

Ainda no episódio 4, conhecemos a personagem Kathleen (Melanie Lynskey), que busca por um homem chamado Henry, atrás de vingança. Ela acredita que Henry foi o responsável pela morte de seu irmão pela FEDRA. Ainda, ela acredita que Henry foi o encarregado pelo ataque ao seu grupo – porém os responsáveis foram Joel e Ellie.

Enquanto a cidade é rondada, Joel e Ellie decidem se esconder até que a ronda acabe. No esconderijo, Joel ensina Ellie a usar a arma (vinda da antiga casa de Bill e Frank) que usou no tiroteio para salvá-lo.

Quando o grupo de Kathleen vasculha o local do ataque, encontra sinais de que Henry esteve lá, além de indícios que de que o subsolo do edifício estava cedendo. A líder, no entanto, ordenou para o grupo continuar focado na busca por Henry.



De volta para os protagonistas, que, enquanto encontram um abrigo para passarem a noite, Joel conta para Ellie que já fez parte do grupo de rebeldes do qual Kathleen faz parte, e Ellie desabafa com o amigo sobre a violência que teve que cometer ao longo de sua vida.

O capítulo se encerra com a dupla de protagonistas acordando com Henry (Lamar Johnson) e Sam (Keivoon Woodard) apontando armas para eles. A série ainda deixa em aberto quem é o misterioso grupo de Kathleen.

Kathleen e seu misterioso grupo em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Resumo The Last of Us – Episódio 5: “Endure and Survive” (Resistir e Sobreviver)

O episódio começa com um flashback de alguns dias atrás. Nele, a facção The People (liderada por Kathleen) está comemorando uma vitória violenta sobre a FEDRA na cidade de Kansas.

Em meio ao alvoroço, vemos os irmãos Henry – o mais velho e que sempre procura proteger o irmãozinho- e Sam – o mais novo, que é surdo e se comunica pela língua de sinais – escondidos enquanto são ajudados por um médico.

Continuando nosso Resumo The Last of Us, Henry e Sam presenciam o momento em que Joel e Ellie são atacados pela facção, e percebem a facilidade de Joel no manuseio de armas e na sobrevivência. Por isso, Henry, em busca de outro abrigo para ele e o irmão – pois seu suprimento de comida havia acabado – decide seguir a dupla e emboscá-la durante a noite, trazendo os espectadores de volta ao tempo presente.

Paralelo a esse acontecimento, Kathleen permanece focada em sua busca por Henry, mas questiona a si mesma se deve perdoar o homem por ter dedurado seu irmão à FEDRA.

Junto a Joel, Ellie e Sam, Henry planeja sair da cidade através dos túneis subterrâneos. Porém, o risco de encontrarem infectados era maior, sendo assim, Joel interferiria caso fosse preciso. Ao longo de sua jornada, tanto Joel e Henry quanto Ellie e Sam começam a desenvolver uma amizade. Numa conversa com Joel, Henry conta que dedurou o irmão de Kathleen para salvar Sam, que precisava de uma quimioterapia.

Porém, no percurso a The People ataca o quarteto, e momentos depois, uma horda de infectados aparece do chão, afetando o pequeno Sam.



Depois do momento de tensão, Sam conta a Ellie que tem medo de se transformar em um monstro. Porém, a garota o tranquiliza, explicando que é imune ao fungo e colocando um pouco do sangue dela na ferida do menino. No dia seguinte, Sam, transformado, ataca Ellie, e Henry, desesperadamente, atira no irmão, acertando-o fatalmente e, poucos instantes depois, atira contra a si mesmo, na frente de Joel e Ellie.

Por fim, Joel e Ellie enterram os corpos dos irmãos, seguem o planejado para encontrar Tommy em Wyoming.

Henry e Sam em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Resumo The Last of Us – Episódio 6: “Kin”

Três meses depois da morte de Henry e Sam, Joel e Ellie chegam a uma casa de habitantes do norte, um lugar muito frio. Lá, eles conseguem ter uma ideia de onde procurar Tommy. Mais tarde, Joel começa a ter dores no peito, o que indica um problema grave de saúde.

Enquanto vão ao encontro do irmão de Joel, a dupla se depara com um grupo intimidador de pessoas a cavalo, que os abordaram. Joel conta para eles que está em busca de Tommy, e o bando os leva para a comuna de Jackson, onde finalmente, Tommy reaparece na série.

A pequena cidade de Western, um ótimo abrigo contra o apocalipse da série, com direito a energia elétrica, restaurantes e cinemas, é onde está a atual moradia de Tommy e de sua esposa Maria (Rutina Wesley), que espera um filho de Tommy.

Depois, em uma conversa com Tommy, Joel revela ao irmão a imunidade de Ellie ao fungo, e sua intenção de entregá-la a ele, para que a leve até a base dos Vagalumes, e também a sua condição física: diz que está, aos poucos, ficando surdo e que não consegue se ver seguindo em frente em sua jornada. Em paralelo a essa conversa, Maria conta à Ellie que Joel teve uma filha, Sarah (Nico Parker).

Depois de uma séria conversa, Joel e Ellie chegam a um acordo: durante a madrugada, o personagem de Pedro Pascal iria embora, e a adolescente interpretada por Bella Ramsey partiria com Tommy, porém, Joel, com remorso, pergunta à garota com quem prefere ir e ela, sem hesitar, diz que com Joel.



Na jornada até a universidade onde estão os Vagalumes, Joel ensina para Ellie como atirar, e se abre com relação ao seu passado. Quando chegam à base, percebem que ninguém da facção estava lá, apenas um grupo que fazia uma ronda pelo local. Joel consegue matar um deles, mas depois percebe que foi esfaqueado em seu abdômen. Os dois conseguem deixar o local a cavalo, porém, momentos após a fuga, Joel se apresenta extremamente pálido e com um aspecto mortiço.

Tommy e Joel em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Resumo The Last of Us – Episódio 7: “Left Behind” (Deixada para trás)

O episódio, que possui o mesmo nome da DLC do videogame em que a série foi baseada, deu mais uma pitada de emoção a The Last of Us.

O capítulo inicia com uma continuação direta do episódio 6, que mostra Joel seriamente machucado. Ellie o leva para um abrigo, onde ele recupera sua consciência e pede à garota que o deixe e retorne para a casa de Tommy.

A partir daí, embarcamos em um flashback do passado de Ellie: ela está na zona de quarentena de Boston, e sente falta de Riley (Storm Reid), sua melhor amiga e interesse amoroso que havia sumido de repente. Mas a protagonista é surpreendida quando Riley chega e a conta que se juntou aos Vagalumes e a convida para passear em um shopping abandonado.

Lá, Riley conta a Ellie que os Vagalumes estão saindo de Boston, logo, aquela noite seria, na realidade, um adeus. As duas dão seu primeiro beijo e decidem ficar juntas, mas a felicidade delas foi interrompida quando um infectado chegou e as mordeu. A partir daí, já sabemos o que ocorreu.

Para finalizar nosso Resumo The Last of Us, temos que a série nos traz de volta para o momento atual, e mostra que Ellie não obedeceu ao pedido de Joel em não deixando ele morrer.

Ellie e Riley em The Last of Us/Imagem: Divulgação

Gostou do nosso conteúdo? Veja mais sobre The Last of Us no nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.