CNH Digital – Como adquirir o documento oficial em seu celular

Escrito por Giovana Pereira em

A Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH também está disponível digitalmente, ou seja temos a nossa CNH Digital. Cada vez mais a CNH tem se tornado um documento indispensável entre os brasileiros. Disponível para qualquer brasileiro maior de 18 anos, é uma obrigação para os motoristas e é usada como um documento de identidade básico no Brasil.

Assim, ela passou a ser considerada um documento oficial, válido para uso em estabelecimentos, em viagens aéreas, trânsito, entre outros. Nesse artigo, apresentaremos detalhes sobre a CNH digital e sua importância para a sociedade.

O que é a CNH Digital?

A CNH digital é uma versão digital do documento emitida pelo Detran, que permite que o usuário carregue sua CNH no smartphone. É um documento eletrônico, seguro e de fácil acesso, que pode ser utilizado no Lugar do Documento de Habilitação impressa.

Além disso, é possível acessar multas, ações judiciais e outros serviços oferecidos pelo DETRAN. A CNH digital oferece a segurança e a comodidade que o documento de papel não oferece. É uma versão digital criptografada, o que significa que o documento não está sujeito a rasuras, adulterações ou fraudes.

Vantagens da CNH Digital

A CNH digital oferece vantagens significativas para os condutores brasileiros. A principio, a comodidade da ter a CNH disponível para acesso em smartphones, facilitando o acesso aos dados cadastrais e as informações sobre o veículo.

Além disso, o documento digital é mais seguro que o documento de papel, pois o seu conteúdo não pode ser alterado, e oferece maior praticidade para o uso em estabelecimentos, portarias, viagens aéreas, entre outras.

Como obter a CNH Digital?

Para obter a CNH digital, você precisa baixar o aplicativo do DETRAN e fazer o seu cadastro, vinculando a sua carteira. Em seguida, é necessário fazer o upload de uma RG, CPF, número do RENACH que é Registro Nacional de Condutores Habilitados e o número da CNH.

Após o cadastro, o usuário receberá um código de aprovação, que deverá ser informado no portal do DETRAN para completar o processo.

Esta versão digital da CNH, que pode ser baixada na App e Google Store, possui todos os dados cadastrais, informações sobre o condutor, dados sobre o veículo e as multas recebidas.



Como usar a CNH Digital?

Usar a CNH digital é muito simples. Basta baixar o aplicativo para seu smartphone, disponível tanto para iOS quanto para Android, e fazer o seu cadastro. Após isso, é necessário linkar sua CNH com a aplicação e, para isso, é necessário ter uma foto de documento de identidade, CPF, número do RENACH Registro Nacional de Condutores Habilitados , que é fornecido pelo DETRAN, e o número da CNH.

Após o cadastro, o usuário pode acessar todas as informações sobre a CNH, como vencimento da carteira, multas, legislações e outros serviços disponibilizados pelo Detran. Além disso, o usuário pode utilizar o QR Code ou o código de barras para acessar a versão digital do documento.

Conclusão

A CNH digital vem sendo bastante usada pelos brasileiros e é considerada um documento legal para uso em viagens aéreas, estabelecimentos, trânsito, entre outros. Ela oferece benefícios e uma maior segurança para os motoristas, pois seu conteúdo não pode ser alterado e pode ser acessado facilmente pelo smartphone.

Se você ainda não possui a CNH digital, baixe o aplicativo do DETRAN e realize o cadastro.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.