Você possui ascendência italiana? Veja mais sobre suas raízes

Escrito por Giovana Pereira em

Se você possui ascendência italiana e deseja conhecer melhor as suas raízes, tradições, comidas e costumes, está no lugar certo. Nesta pequena viagem, vamos abordar alguns dos aspectos da cultura italiana, além de compreender melhor como ela está conectada ao mundo moderno.

Falaremos também um pouquinho da história desse país, cujos ideais e cultura se espalharam pelo mundo todo. Quem nunca almejou um dia ver de pertinho pontos turísticos como o Coliseu e a Torre de Pisa? Ou até mesmo embarcar em uma gôndola e passear pela romântica cidade de Veneza?

Ainda neste post, vamos conhecer as origens históricas e culturais da região da Itália e descobrir os maravilhosos pontos turísticos e o trabalho árduo de gerações de italianos. Vamos nessa?

O que significa possuir ascendência italiana?

Ter raízes italianas significa fazer parte de um povo orgulhoso, com séculos de história, cultura e tradições maravilhosas. Significa que você compartilha um legado de relações familiares fortes, cultura, gastronomia e arte.

Possuir ascendência italiana significa que você tem muito orgulho de onde veio e que está conectado a todos os italianos por toda a Itália. A cultura desse povo como um todo, seus costumes e tradições são únicos no mundo e de fato, muito especiais. Veja a seguir alguns dos muitos traços culturais marcantes da Itália:

Tradições

Uma série de tradições centenárias, que ainda são praticadas até hoje, constituem na base da cultura italiana. Uma das principais heranças que descendentes de italianos possuem é a celebração de feriados e datas especiais. As típicas famílias do país (que vão muito além de pai, mãe e filhos) geralmente se reúnem para comemorar comida deliciosa, música e dança. Outra tradição italiana é a celebração do Natal, que é marcada com vigílias na noite de 24 de dezembro, quando velas são acesas para iluminar o caminho para o Menino Jesus.

Gastronomia

A comida italiana é o orgulho de todos os italianos, e cada região do país possuem seus próprios pratos típicos. Tomates, anchovas, azeite e manjericão são alguns dos principais ingredientes utilizados em muitos pratos típicos italianos. A massa é outro típico componente dos pratos da Itália: ela aparece naquela pizza deliciosa nos fins de semana, na lasanha (ou Lasagna) de domingo, e nos vários tipos de macarrão que existem, como o espaguete (ou Spaghetti), o Penne, o Farfalle e o Fusili.

As almôndegas, que hoje em dia vão muito bem, especialmente quando acompanhadas de um espaguete, também são uma iguaria italiana muito apreciada. Por fim, os doces italianos, como a Covapesca e os Cannoli sicilianos, são algo que nenhum italiano (ou descendente) deve perder.

Cultura

Os italianos são conhecidos por sua paixão pela vida. Eles podem ser divertidos e dramáticos, e seus sentimentos são geralmente apresentados de forma intensa. Quando se trata de arte, lenda, história e música, a Itália tem muito para oferecer ao mundo.

O país foi o berço da Renascença, logo, foi precursor intelectual e artístico, com a criação de obras-primas por artistas como Michelangelo, Leonardo da Vinci e Rafael. A música é outra vantagem da cultura italiana. Compositores como Puccini e Verdi deram à Itália algumas das melhores óperas do mundo.

Turismo

A Itália é também conhecida por sua beleza incomparável, sendo considerada como um destino turístico popular. Existem muitos incríveis lugares para visitar, desde as belas montanhas de Cinque Terre até as praias espetaculares da Sicília. Este país oferece, além de uma boa refeição, muitos pratos deliciosos e vinhos excelentes, passeios garantidos aos turistas e às famílias.

Montanhas de Cinque Terre, Itália/Imagem da Internet

Economia

A economia italiana é uma das mais fortes da Europa. A indústria é liderada pela produção de automóveis, máquinas, produtos químicos, alimentos e vinhos. O turismo é outra importante fator econômico da Itália, com milhões de turistas visitando a Itália todos os anos. Outras importantes indústrias incluem a mineração, recursos naturais e agricultura.

Religião

A maioria dos italianos é católica e essa religião desempenha um papel fundamental na cultura italiana. A Igreja Católica italiana possui alguns dos templos mais antigos do mundo, como a Basílica de São Pedro, no território do Vaticano, que possui mais de um milênio de história. A Igreja Católica está ligada às tradições e costumes italianos, como o trabalho em família, a importância de serem generosos e o apoio mútuo.

Curiosidade – Dia Nacional do Imigrante Italiano

Para demonstrar a importância do legado dos italianos para o nosso país, o dia 21 de fevereiro foi declarado oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano, referenciando a data que o navio “La Sofia” chegou ao Brasil, trazendo consigo as primeiras que vieram da Itália a fim de encontrar melhores condições de vida.

Conclusão

Possuir ascendência italiana é motivo de muita alegria e orgulho. A Itália é um país com muitas tradições, que se estendem desde comida deliciosa até obras de arte magníficas passando por uma economia moderna e vibrante.

Gostou do nosso conteúdo? Tem muito mais sobre família, bem-estar, entretenimento, esportes, finanças e tecnologia esperando por você no nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.