Festa junina se despede no dia de São Pedro?

Escrito por Giovana Pereira em

Festa Junina é um dos assuntos mais apreciados pelos brasileiros e pela comunidade internacional. No Brasil, o tradicional evento é celebrado durante todo o mês de junho e é dedicado aos santos católicos como São João este mês.

As festividades juninas são também conhecidas pela suas diversões, músicas, danças, comidas típicas e a maior aproximação entre amigos, vizinhos e familiares que essa comemoração traz.

Neste artigo, vamos falar sobre como é feita a Festa Junina no Brasil e como as pessoas celebram e se encantam com a tradição.

O que é Festa Junina

Festa Junina / Imagem da internet

Festa Junina é um evento tradicional brasileiro que é celebrado no mês de junho para homenagear os santos católicos Santo Antônio no dia 13 de junho, conhecido como o santo casamenteiro, São João (Batista) no dia 24, responsável pelo batismo de Jesus nas águas do rio Jordão, e São Pedro no dia 29, o guardião das chaves do céu.

Durante o mês de junho, existe também uma série de outros eventos populares que são realizados para celebrar a Festa Junina.

A festa tem suas raízes nas comemorações do solstício de verão na Europa, principalmente nas de Portugal, que foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Assim, ao longo do tempo, a Festa Junina incorporou elementos da cultura brasileira, tornando-se um evento único e vibrante.

Durante a Festa Junina, as pessoas se reúnem em bairros, escolas, igrejas e outros espaços comunitários para desfrutar de comida tradicional, música, dança e jogos.

As comemorações

A Festa Junina é um momento para as pessoas se reunirem, aproveitarem os costumes tradicionais e celebrarem a cultura brasileira. É um festival alegre e animado que mostra a rica herança e tradições do país.
A quadrilha é uma dança tradicional executada por casais vestidos com trajes típicos do campo. A dança conta uma história bem-humorada e inclui vários passos e movimentos coreografados, bem marcados por bordões que passam por gerações, como “olha a chuva”, ” a ponte quebrou”, etc.

Comidas Típicas

A Festa Junina é conhecida por sua comida deliciosa, muitas vezes feita com ingredientes típicos como milho, amendoim e batata-doce.

Os pratos populares incluem canjica (um pudim de milho doce), pamonha (um tipo de pamonha de milho), pé-de-moleque (um doce de amendoim e caramelo) e vários tipos de bolos.

Outras comidas típicas também são servidas durante as festas. Entre elas, podemos mencionar o arroz-doce, a canjica, o cuscuz, a pamonha, o bolo de milho, a pipoca, entre outras variações com milho e amendoim, além do clássico vinho quente, ou quentão, como alguns gostam de chamar.

A trilha musical típica da festa junina

A música festiva é parte essencial da Festa Junina. Gêneros tradicionais brasileiros como forró, baião e xote são comumente tocados, criando uma atmosfera animada e enérgica.

Esses eventos são conhecidos como ‘arrasta-pés’ e consistem de danças tradicionais brasileiras como a ‘quadrilha’, ‘forró’ e ‘jongo’.

Os atrativos das Festas

A decoração é cuidadosamente preparada para os locais do evento são enfeitados com enfeites coloridos, como lanternas e balões de papel, bandeiras e bandeirolas, criando um ambiente comemorativo e alegre.

Há muitos incentivos para comparecer a uma Festa Junina. É uma oportunidade perfeita para você, seus amigos e familiares se divertirem, passarem um tempo juntos e experimentarem as comidas típicas.

Além disso, as Festa Junina oferecem algumas atividades divertidas e costumes populares. Fora a quadrilha, existem brincadeiras como ‘corre cutia’ e ‘pau de sebo’, onde o objetivo é tentar subir ao cume de um tronco encharcado com óleo, além de shows musicais.

Geralmente a atração à parte fica com a pescaria, o correio elegante onde recadinhos são entregues por bilhetes de apaixonados para a pessoa amada, ou anunciados pelo microfone. Nessa dinâmica, são liberados declarações de amor, ou não, porque vale tudo para chamar a atenção da pessoa desejada.

Essas atividades são sempre oferecidas por anfitriões para jovens e crianças que ganham brindes como prêmios de participação.

Uma fogueira é frequentemente acesa durante o festival, simbolizando as tradicionais celebrações europeias do solstício de verão.

Danças da festa junina

Uma das principais atrações dessas festas é a Quadrilha. A Quadrilha é uma dança tradicional brasileira que é realizada em duplas e consiste de um jogo de perguntas e respostas entre os participantes.

Essa dança é muito divertida e é uma ótima oportunidade para crianças, jovens e adultos se divertirem e celebrar o espírito brasileiro.

As Festas Juninas no País

Muitas cidades do Brasil possuem eventos tradicionais de Festa Junina, com destaque para a região Nordeste do país. Festas Juninas são amplamente celebradas nas capitais como Salvador, Recife, Fortaleza entre outras, porém um dos maiores e mais famosos eventos para comemorar o São João acontece na cidade de Campina Grande – PB, onde anualmente acontecem diversos espetáculos.

Além disso, as festas juninas que ocorrem na cidade de Caruaru – PE, disputam o título de maior São João do mundo.

Além disso, as festas são realizadas em outras cidades importantes do país, como São Paulo, Campo Grande, Belo Horizonte e Goiânia.

No Rio de Janeiro, as festas também são alegres e vibrantes. As crianças brincam nos jogos, os adultos cantam e dançam e as pessoas de todas as idades e classes sociais vão ao evento em busca de diversão.

Festa Junina no Norte do Brasil

Na região Norte, a Festa Junina apresenta características próprias, mesclando elementos típicos da cultura local com as tradições juninas. A influência indígena e amazônica se faz presente, tornando a festa ainda mais diversa e colorida. Alguns elementos e características dessa festividade na região incluem:

  1. Danças regionais: Os ritmos tradicionais do Norte, como o carimbó, o boi-bumbá e o siriá, são bastante presentes nas danças juninas da região. Os dançarinos se vestem com trajes típicos e realizam coreografias animadas e envolventes.
  2. Comidas típicas: Assim como nas demais regiões do Brasil, as comidas típicas das Festas Juninas são apreciadas no Norte. Porém, há uma influência amazônica marcante, com pratos à base de peixes e frutas típicas da região, com o o açaí e o cupuaçu. Também são comuns a canjica, o tacacá, o vatapá, o pirarucu e o tucupi.
  3. Decoração temática: A decoração das festas juninas no Norte do Brasil reflete a riqueza da flora e fauna amazônicas. É comum ver arranjos de flores coloridas, enfeites feitos com folhagens e elementos da natureza, como cestas de palha e frutas. Os balões de papel, tão populares em outras regiões, podem ser substituídos por elementos regionais, como embarcações ou animais típicos da Amazônia.
  4. Quadrilhas: As quadrilhas juninas também são uma tradição no Norte, porém com algumas peculiaridades. Além dos passos tradicionais, as danças podem incorporar movimentos e temas que fazem referência à cultura local, como lendas amazônicas e elementos da vida ribeirinha.
  5. Fogueiras e brincadeiras: As fogueiras são um elemento tradicional nas Festas Juninas em todo o Brasil, mas é importante adaptar sua realização às características da região, levando em consideração a vegetação e o clima. Além disso, as brincadeiras típicas, como pescaria, corrida de saco e boca do palhaço, também são apreciadas no Norte.

Essas são apenas algumas das características que podem ser encontradas nas Festas Juninas do Norte do Brasil. É importante ressaltar que a cultura é dinâmica e pode variar de acordo com cada localidade e comunidade.

Conclusão

Festa Junina é um dos principais eventos populares brasileiros e uma das principais celebrações do país. É uma ótima oportunidade para as famílias se reunirem, se divertirem e celebrar a cultura brasileira.
Além disso, as Festas Juninas também fornecem um ótimo ambiente para as crianças, jovens e adultos se divertirem e experimentarem as comidas típicas brasileiras.

Logo, a festa junina vai muito além do mês de junho e do dia de São Pedro! Tornou-se muito comum se estender por todo mês de julho em muitas cidades e espaços comunitários.

Viva a Festa Junina! Tem muito mais sobre festividades aqui no portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.