Dicas que podem ajudar seu bebê a dormir cedo

Escrito por Giovana Pereira em

Você, mamãe, que sofre com a rotina atual de sono do seu bebê, esse artigo é para você! A sociedade nos traz inúmeras teorias de como fazer uma criança dormir cedo. Que é necessário impor limites, construir barreiras, duras rotinas. Mas muito cuidado, o relógio biológico nasce com o funcionamento interno de cada “serzinho”.

Ele só aparece com o passar do tempo e através de muito treino. Os bebês não reconhecem a divisão de dia e noite como conhecemos com as nossas divisões em 24 horas, o que dificulta muito o processo de fazê-los dormir cedo. Veja a seguir dicas essenciais para quem deseja que seu filho durma mais cedo para você ter mais tempo para si mesmo!

1. Hora de dormir

Os dois primeiros meses do bebê são bem complicados para os pais, é basicamente o tempo que eles precisam para começar a se adaptar a vida, e aí é que permitem que os pais durmam um pouco.

É muito importante que o papai e mamãe dividam os períodos para cuidar do bebê, no começo temos que dançar conforme a música. E ainda teremos muitos desafios pela frente.

Depois da adaptação, temos as cólicas, e quando chegarem os dentinhos, pode acreditar que as coisas ficarão complicadas, mas tem solução.

Portanto, o recurso principal é o amor! Doe-se ao máximo, como tudo é novo pra você para ele.

bebê dormir cedo
Imagem Internet

2. Dicas de como fazer o seu filho dormir

Para essa jornada é muito bom prestar atenção em detalhes que farão toda diferença em cumprir seu objetivo como:

  • Deixar seu bebê quentinho e relaxado;
  • Um banho morno bem gostoso, uma boa massagem com hidratante;
  • Roupinhas confortáveis e aconchegantes,
  • Uma boa fralda para períodos noturnos, para evitar trocas em pouco tempo;
  • Demonstre todo seu carinho, para dar um aconchego e segurança para o seu bebê;
  • Crie uma rotina de horários para o banho e última mamada.

3. A importância do sono

A criança com sono, fica mais chata, chorona, impaciente. E se tiver com sono e fome então, é preciso muito amor e paciência para driblar o cansaço dele que precisa de você e seu que precisa cuidar dele.

Podemos citar o que a falta de sono pode causar em seu bebê como: falta de atenção, irritabilidade, exigência excessiva de cuidados, mau humor… Que consequentemente reflete em você através de: cansaço físico e mental, sentimento de culpa, insegurança, distanciamento e acusação de seu parceiro.

É fundamental que os pais saibam como fazer seu filho dormir cedo, pois um sono adequado é essencial para o bem-estar dos pequenos. A falta de sono e o descanso inadequado podem aumentar o risco de problemas emocionais, comportamentais, de saúde física e desempenho acadêmico.

Felizmente, existem métodos comprovados que podem ajudar os pais a criar rotinas de sono de qualidade para seus filhos.

4. Criar um ambiente confortável e adequado para dormir cedo

O sono é melhor quando se está confortável e relaxado. Seu filho deve ter um quarto tranquilo, silencioso e seguro para dormir.

Um quarto com temperatura amena e luz brilhante podem interferir no sono. Por isso, recomenda-se manter o quarto a meia luz e fresco. Não existem regras do ambiente, porém ao acordar no escuro ao depender da idade do bebê pode ser muito assustador.

5. Estabelecer um horário de sono claramente definido

A chave para ensinar ao seu filho a dormir cedo é estabelecer um horário de sono bem definido para ele. Os pais devem começar o processo escolhendo um horário de sono para o bebê com antecedência suficiente para garantir um sono adequado.

Eles devem se esforçar para que o horário se mantenha consistente. É importante notar que esse horário de sono pode ser ajustado de vez em quando para acomodar as atividades de fim de semana, férias, etc.

6. Criar uma Rotina de Sono para dormir cedo

Para ajudar o seu filho a regular seu relógio interno, a melhor coisa a fazer é criar uma rotina de sono. Por exemplo, todas as noites, os pais podem ler uma história para seu filho, dar um banho quente e fazer-lhe massagens relaxantes. Essa rotina pode ser alterada e aprimorada conforme subir a idade do seu filho.

7. Fornecer Ajuda para Dormir

Um bom sono durante a noite é importante para os bebês e crianças. Por vezes, os pais precisam fornecer assistência para o sono à medida que o bebê cresce. Estas ajudas para o sono incluem amamentação, um paninho da soneca, brinquedos como ursinhos de pelúcia, agarradinhos, uma boa música suave e bem baixinha. Tudo o que puder acalmar e trazer conforto também ajuda.

bebê dormir cedo
Imagem Internet

Conclusão

Agora que você tem um rumo pra tentar fazer seu filho a dormir cedo, é hora de começar.

Crie um ambiente de sono seguro, estável e aconchegante, estabeleça um horário de sono consistente, crie uma rotina de sono diária e ofereça ajuda para dormir cedo quando necessário.

Se você seguir essas etapas, seu filho certamente desfrutará de noites mais tranquilas e repousantes. Lembre-se que somos diferentes, é necessário adaptar as dicas de acordo com seu ambiente. Seu filho quer você por perto, então faça ele sentir sua presença, seu carinho e todo seu amor.

Gostou, compartilhe! Tem muito mais no nosso portal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.