Pá Virada na virada! O novo ano traz sempre ansiedade, expectativas e desejos, e é aqui que começam as nossas novas tradições.
A celebração do Ano Novo é antiga em muitas culturas. Porém, o que o significado do Réveillon (como o Ano Novo também é chamado no Brasil) que une todas as culturas é o de que essa data representa um período de renovação, de renascimento e transformação. A crença gira em torno da ideia de que a passagem de uma data para outra, especificamente de dezembro para janeiro, logo, a passagem de ano, nos levará a um novo ciclo de vida. Esta é a magia e maravilha do Ano Novo.
A ideia desta data é a de que todos nós entramos em um novo ciclo de vida, renovando nossas esperanças para o ano que se inicia. É por isso que o Ano Novo é tão especial, pois nos permite refletir e planejar um futuro melhor.
Antigas tradições de Ano Novo
A celebração do Ano Novo é antiga em muitas culturas. Os maias por exemplo, consideravam o Ano Novo como o meio de estabelecer o equilíbrio entre o céu e a terra, enquanto os gregos acreditavam que o novo ano traria prosperidade e alegria. Já os romanos passavam a noite da virada toda aflitos, mas havia quem acreditasse que falar palavras alegres e beber vinho ajudaria a afastar os maus espíritos.
Na Idade Média, as pessoas acreditavam que jogar coisas velhas fora para fazer lugar para as novas traria prosperidade e boa sorte. Alguns desses antigos costumes ainda são praticados, como o de jogar coisas velhas pela janela – as famosas Pás-Viradas – ou comer alimentos específicos como lentilhas, uvas ou bananas.
As tradições de hoje em dia no Brasil
Atualmente, no Brasil, o Réveillon é bastante comemorado por ser verão e pela maioria das pessoas estarem de férias. Celebramos com shows e apresentações, denominados “shows da virada”, as praias e praças ficam cheias, e famílias e amigos realizam grandes confraternizações e ceias para festejar a chegada de um novo ciclo. Muitas pessoas também viajam no ano novo, e os principais destinos procurados são praias ou hotéis que dispõem de piscinas.
Entre as simpatias e tradições, indispensáveis quando falamos de réveillon, mais praticadas em nosso país estão:
1. Roupas
É muito comum ver pessoas de branco durante o Ano Novo, para atrair a paz para o ano que chega. Porém, algo que muitos consideram é usar roupas de outras cores, já que cada cor representa algo que desejamos para o nosso próximo ano. Confira a seguir os significados de cada cor:
- Branco: paz (como já citado anteriormente)
- Amarelo: dinheiro e prosperidade
- Verde: esperança e saúde
- Rosa: amor
- Laranja: energia e felicidade
- Roxo: criatividade e espiritualidade
- Azul: harmonia, serenidade
- Dourado: dinheiro
- Marrom: estabilidade
- Preto: responsabilidade
- Cinza: equilíbrio
2. Ceia
O que comemos também faz parte das simpatias de ano novo: acredita-se que um prato de lentilhas traz prosperidade, e alguns ainda adicionam a essa prática comer sem os pés no chão. Consumir 7 sementes de romã também é um ato recorrente durante a virada do ano, pois cada semente representa um desejo para o ano que segue.
3. Pular 7 ondas no mar
Pular 7 ondas no mar é o que muitos fazem quando querem atrair prosperidade. Cada onda, semelhante a semente da romã, representa uma intenção para o próximo ano.
Curiosidades sobre o Ano Novo
O Ano Novo, além de um momento de magia, é um momento que proporciona curiosidades. Muitos países ao redor do mundo têm eventos e tradições únicas para marcar o início do novo ano. É na Grécia, por exemplo, que todos os anos uma mensagem de felicidade é lida a partir de um balão de ar de lá. Na Noruega, é costume soltar fogos de artifício, enquanto na Finlândia os moradores se reúnem para uma corrida de moto de gelo.
Já na África do Sul tem a sua própria versão única de Pás Virginas: são danças ao ar livre, com as pessoas jogando pó nas pessoas que passam para trazer boa sorte. Em países como China, Israel, Tailândia e Arábia Saudita, o Ano Novo é comemorado em outra data, principalmente em razão da religião que seguem.
Conclusão
O Ano Novo é uma grande oportunidade para refletirmos sobre o passado e planejarmos e estabelecermos metas para o futuro. É o dia em que nos permitimos olhar para trás e para a frente, para aproveitar o presente.
Quer se trate de uma dança, de uma corrida de motos de gelo, de fogos de artifício ou de rezar uma oração, a celebração do Ano Novo é carregada de esperança, bom humor e magia. Então, aproveite a festa, o Ano Novo para celebrar o melhor que o futuro tem a oferecer. Desejamos a todos um feliz Ano Novo!