Natal – 10 dicas de como economizar na ceia

Escrito por Giovana Pereira em

O Natal está chegando e, com ele, a necessidade de economizar em todos os aspectos possíveis. A ceia é um dos principais itens da lista de compras e, infelizmente, é um dos que mais pesa no bolso.

Por isso, separamos 10 dicas para que você possa economizar na hora de fazer a sua ceia de Natal e ainda assim preparar um cardápio delicioso e que agradará a todos. Acompanhe!

Natal – 10 dicas de como economizar na ceia

Ao contrário do que pode estar pensando no momento, economizar em sua ceia não é complicado, porém algumas mudanças podem ser mais desafiadoras para algumas pessoas. É importante ressaltar que, as dicas apresentadas a seguir não valem apenas para o seu Natal, mas sim para sua vida toda: caso queira segui-las, saiba que você faz um bem tanto para o seu bolso, quanto para o meio-ambiente (você logo entenderá). Sem mais delongas, seguem 10 dicas de como economizar em sua ceia de Natal:

1. Faça uma lista de compras

Essa é a dica número 1 de qualquer quer economia. Anote tudo o que você precisa na hora de fazer as compras, desde os ingredientes até os utensílios que você precisará. Dessa forma, você não irá comprar coisas desnecessárias e acabar gastando mais do que o necessário, o que é difícil quando a tentação de comprar aquela coisa linda que apareceu na prateleira do mercado aparece. Mas acredite, faz muita diferença na prática.

2. Compare preços

Uma das melhores formas de economizar é comparando os preços dos produtos. Isso vale tanto para os ingredientes quanto para os produtos de higiene e limpeza que você precisará para deixar a sua casa pronta para o Natal. Comparando os preços, é possível identificar quais produtos valem mais a pena comprar.

No entanto, tenha em mente que nem sempre economia significa qualidade! Portanto, tenha cuidado ao escolher os produtos que por vezes são mais baratos do que aqueles com os quais já está acostumado.

3. Prefira os mercados locais

Os mercados locais costumam ter preços mais em conta do que as grandes redes de supermercados, além do fato de que a qualidade dos produtos costuma ser melhor. Aliados de quem busca economia e qualidade, os mercados locais também contribuem para diminuir a poluição. Isso mesmo! O que acontece é que o transporte é mais rápido, logo ele gera menos lixo, causa menos desperdícios e emite menos poluição atmosférica.

4. Cozinhe em casa

Uma das melhores formas de economizar na ceia de Natal é cozinhando em casa. Evite comprar pratos prontos, que costumam ser mais caros e, muitas vezes, de qualidade inferior. Sabemos que isso pode se tornar um desafio para quem não tem a prática de cozinhar, porém o que alguns não sabem é que esse ato é considerado por muitos como uma terapia, ou como uma simples experiência diferente do dia-a-dia.

5. Faça o seu próprio cardápio

Outra forma de economizar na ceia de Natal é fazendo o seu próprio cardápio. Escolha os pratos que você gosta e que são fáceis e práticos de fazer. Assim, você economizará e ainda terá um cardápio delicioso para o dia de Natal.

6. Reutilize as sobras

Uma das maneiras mais fáceis de economizar é reutilizando as sobras. Aproveite os alimentos que sobram da ceia para fazer um delicioso lanche ou até mesmo um prato para o dia seguinte. O que algumas famílias fazem é usar o que sobrou da ceia da véspera de Natal para servir como almoço no dia seguinte (dia de Natal). Reutilizar as sobras também é uma prática sustentável, já que evita desperdícios.

7. Decoração simples

A decoração de Natal não precisa ser extravagante para ser bonita. Na verdade, uma decoração simples pode ser mais bonita do que aquelas cheias de enfeites. Além disso, uma decoração simples também é mais econômica. Pense nisso!

8. Luzes de Natal

As luzes de Natal podem ser um grande aliado na hora de economizar. Elas podem ser usadas para decorar a casa e, ao mesmo tempo, deixá-la com um ar mais aconchegante.

9. Pesquise os preços dos presentes

A melhor forma de economizar nos presentes de Natal é pesquisando os preços antes de comprar. Dessa forma, você consegue encontrar o presente ideal para cada um sem gastar o que não se precisa.

10. Acesse o portal da Pá Virada

O portal da Pá Virada oferece diversas dicas para quem quer economizar nas compras de Natal, não só para a ceia, mas também para os presentes. Acesse nosso site e explore!

Conclusão

O Natal é época de celebrar, e o que deixa essa data ainda mais especial é a refeição compartilhada, tão importante para essa época. Porém esse momento especial pode se tornar um pesadelo no quesito economia. Por isso é importante seguir nossas dicas para ter um Natal sem preocupações. Então, aproveite, e feliz Natal!

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.