Xuxa – “Rainha dos baixinhos” completa 60 anos

Escrito por Giovana Pereira em

Maria da Graça Meneghel, mais conhecida como Xuxa Meneghel é uma apresentadora, cantora, atriz e empresária brasileira, nascida em Santa Rosa, Rio Grande do Sul, em 27 de março de 1963, começou sua carreira como modelo e dançarina, antes de se tornar apresentadora do programa infantil.

A loira, alta de olhos azuis criou uma característica marcante em prender seus cabelos divididos em dois rabinhos de cavalo um de cada lado no alto da cabeça. Isso ficou tão forte que automaticamente as mães já falam em fazer xuxinhas nos cabelos das filhas.

Essas e outras curiosidades traremos para você aqui nesse artigo, vem com a gente!

Carreira como apresentadora

Sua carreira como apresentadora de programa infantil teve início com o Clube da Criança na TV Manchete, em 1983.

Em 1986, Xuxa se mudou para a TV Globo, onde apresentou o programa “Xou da Xuxa” por seis anos, se tornando um enorme sucesso entre as crianças e jovens da época, em todo o mundo. O programa foi exibido simultaneamente não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, Espanha e Argentina.

Lançou uma série de DVD’s como “Xuxa só para baixinhos”, com diversos clipes de interações com suas músicas entre muitas outras canções infantis.

Em 1997 Xuxa lançou um novo programa, mais voltado para adolescentes chamado “Planeta Xuxa”, além de comandar o programa infantil “Xuxa Park” exibido até 2001. Em 2005 Xuxa estreou um novo formato o TV Xuxa, que seria então substituído pela TV Globinho.

Em 2015, Xuxa deixou a TV Globo e se mudou para a Rede Record, onde assumiu um programa para público adulto, o “Xuxa Meneghel”, com  entrevistas, reportagens, emoção, humor e atrações musicais.

Em 2017 apresentou o programa Dancing Brasil, que ficou a frente até 2020, quando decidiu não renovar o contrato com a emissora.

“Quero mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra você”

Sua apresentação sempre animada e dançante com suas paquitas, cada uma era conhecida por um apelido carinhoso e ajudavam as crianças a decorarem as coreografias das músicas. Todos os baixinhos, ansiosos aguardavam os horários dos desenhos animados dos anos 80, escreviam muitas cartas que a loira mergulhava entre elas para sortear.

A apresentadora incentivava as crianças a serem mais saudáveis realizando aulas de ginásticas divertidas com música e tomando café da manhã com a criançada, deixava a marquinha do batom no beijo especial das crianças, que transferiu também para câmera. Passava, além disso, mensagens positivas como “Querer, poder e conseguir”.

Ao encerrar a participação das crianças ela sempre perguntava, “Quer mandar um beijo pra quem”? E a resposta era “quero mandar um beijo pro meu pai, pra minha mãe e pra você”.

Músicas e filmes da Xuxa

Ao longo de sua carreira ela também se aventurou no mundo da música, lançando vários álbuns e fazendo uma turnê de shows pelo Brasil e pelo mundo, vendendo milhões de cópias. Ficou conhecida por suas músicas dançantes e animadas, que fizeram sucesso entre as crianças e adolescentes dos anos 80 e 90.

Citamos aqui algumas músicas, quem não se lembra?

  • Ilariê;
  • Lua de Cristal;
  • Abecedário da Xuxa;
  • Arco Íris;
  • Bobeou Dançou;
  • Estátua;
  • Parabéns da Xuxa…

Entre muitos outros sucessos. Xuxa também lançou filmes, entre eles estão:

  • Super Xuxa contra o Baixo Astral;
  • Lua de Cristal;
  • Xuxa em: O Mistério da Feiurinha;
  • Sonho de Verão;
  • Xuxa Requebra;
  • Xuxa e os Duendes 1 e 2 …

Amores de Xuxa

A “rainha dos baixinhos” linda, loira e alta, foi namorada de dois grandes ídolos brasileiros, primeiro em 1981 até 1986 o rei Pelé, quando tinha apenas 18 anos, e depois em 1988 a 1991 o nosso herói Ayrton Senna.

De 1997 a 2002 namorou Luciano Szafir, pai de sua filha Sasha Meneghel. E em 2012 começou a namorar Junno Andrade, com quem está até hoje.

Vida de empresária

Em paralelo a sua carreira de apresentadora também começou a investir em sua carreira como empresária, criando a Xuxa Produções e lançando produtos licenciados com seu nome.

Também construiu seu instituto para oferecer diversas ações sociais aos mais necessitados a “Fundação Xuxa Meneghel” através dela fechou várias parcerias para aumentar o alcance de sua solidariedade.

Xuxa realizou o sonho de um parque de diversão temático fechado em São Paulo chamado de “O mundo da Xuxa”, vendido em 2008 e transformado em o “Parque da Mônica”. E uma rede de buffet de festas infantis, o “Casa X”.

Em 2016 lançou a Holding de uma empresa de cuidados de depilação Espaço Laser, que chamou a atenção em seu crescimento de lojas e de faturamento.



Navio da Xuxa

Para comemorar seu aniversário de 60 anos, Xuxa organizou um cruzeiro temático chamado “Navio da Xuxa”. O evento aconteceu em de 24 a 27 de março com shows, atividades e brincadeiras para crianças e adultos, além de atrações musicais e a presença de outros artistas.

Roteiro

O Navio da Xuxa contou com 72 horas de duração e saiu do Porto de Santos, em São Paulo, passando Ilhabela, Búzios, Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e retornando ao Porto de Santos.

Shows

Com a presença de Cláudia Leite, Glória Groove, Daniela Mercury, Ana Carolina, KLB, Sérgio Malandro, Junno Andrade, parceiro de Xuxa, e Sasha Meneghel, sua filha.

Em um universo colorido, com shows, exposições, festas temáticas, gincanas, teatro, filmes e personagens em imenso navio da MSC Fantasia com 3 restaurantes, 10 bares, 4 piscinas, ginásio e áreas poliesportivas, academias, espaço kids para os baixinhos e muito mais!

Repercussão

O evento foi um grande sucesso e se tornou um dos mais comentados do ano. A bordo, os passageiros puderam aproveitar as atrações do navio, como piscinas, restaurantes e espaços temáticos inspirados nos programas infantis de Xuxa.

Com direito a nave da Xuxa, Txuxucão e as inesquecíveis paquitas, teve a presença de muitos famosos Vip’s como fãs de carteirinha da loira, nossa eterna rainha dos baixinhos.

O Multishow embarcou no “Navio da Xuxa” para exibir um show diretamente do alto mar com os maiores sucessos da apresentadora. E agora está disponível para clientes Globoplay.

Também é possível acompanhar o que rolou pelo instagram oficial do navio da Xuxa.

“Beijinho, beijinho e tchau, tchau”!!

E pra quem curtiu o nosso conteúdo, tem muito mais aqui no portal

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.