Décimo Terceiro -13ºsalário e a economia

Escrito por Giovana Pereira em

Décimo Terceiro e sua importância na economia dos brasileiros

O Décimo terceiro – 13º salário é um benefício pago anualmente aos trabalhadores brasileiros. É considerado um salário extra, pois é pago em dezembro, mês em que ocorre o Natal, e tem como objetivo ajudar as pessoas a cobrir os gastos extras dessa época do ano.

O salário extraordinário foi criado no Brasil em 1962, durante o governo João Goulart, com o objetivo de estimular o consumo no período natalino e assim impulsionar a economia brasileira. No entanto, só foi regulamentado em 1966, durante o governo Castelo Branco.

A partir daí, passou a ser pago obrigatoriamente todos os anos. Neste conteúdo você irá aprender tudo sobre o 13º salário: como funciona esse benefício, quem tem direito a ele e qual o valor que deve ser recebido. Além disso, você também irá ver dicas de como melhor usar esse dinheiro extra para fazer uma boa economia no final do ano.

Como o décimo terceiro salário afeta a economia de todo o país

Também é conhecido como “abono salarial” e “gratificação natalina”. A gratificação natalina é um pagamento realizado pelas empresas a seus funcionários, independentemente do vínculo empregatício. Já o abono salarial é um benefício concedido pelo Governo Federal aos trabalhadores que recebem até três salários mínimos por mês.

Os valores adicionais pagos aos trabalhadores nesta época do ano, volta em forma de consumo o que faz girar a roda da economia, independe de que forma será gasto, aplicado ou realizando a quitação de dívidas. Isso faz com que os consumidores procurem seus credores, por exemplo os bancos.

Assim esses credores conseguem recuperar parte das provisões de devedores duvidosos, aumentam a liberação de crédito para novos financiamentos, que consequentemente são produtos comercializados por varejistas, indústrias, construtoras.

Esse é o grande segredo de realizar o movimento da economia, não somente baseado no salário extra, mas com o reestabelecimento da economia, faz com que o equilíbrio econômico diminua a inflação e consequentemente a taxa de juros do país.

Por que o 13º salário é tão importante para os trabalhadores brasileiros?

O 13º salário é um benefício pago aos trabalhadores brasileiros que recebem até 3 salários mínimos. O valor é acrescido ao 13º mês e pago em duas parcelas, podendo ser  a primeira parcela paga no mês de junho ou de novembro e a segunda parcela em dezembro. Os trabalhadores têm direito ao 13º mesmo que não estejam empregados há todo o ano.

Qual a melhor maneira de gastar seu 13º salário?

O 13º salário só deve ser usado para lazer ou presentes de fim de ano por aqueles que não possuem dívidas ou que já possuem uma outra reserva para as contas de janeiro, como IPVA, IPTU, colégio das crianças, etc.  Porém essa não é a prioridade dos trabalhadores.

A maioria dos brasileiros pretendem gastar o 13º com presentes e festas de Natal e Ano Novo, outra pequena parte pensa em poupar o recurso para despesas do início do ano. e apenas 16% afirmaram que usariam o valor para pagar tributos e quitar dívidas atrasadas.

Aqui no nosso portal já disponibilizamos o app do Serasa, onde é possível consultar seu Score, simular crédito entre outras coisas, mas a que mais facilita a vida é a parte direta de quitação de débitos do seu CPF, sem burocracia, sem intermediários, rápido e prático. Baixe o app ou através do site do Serasa.

A importância do controle

A pergunta anterior reflete bem a realidade brasileira onde as famílias não gerenciam seus gastos e não tem o controle do que recebem dando o direcionamento adequado em como utilizá-lo.

Com toda certeza podemos afirmar pra você que não há rendimento no mercado que será superior ao juros que você tem que pagar sobre suas dívidas. Portanto definitivamente livre-se de suas dívidas, se estabilize e só então pense em que gastar ou mesmo em adquirir uma nova dívida.

A falta da educação financeira fez de nós brasileiros devotos de “Nossa Senhora das Prestações”, somos um povo que gosta de carnês, parcelas e assim que terminamos um, tendemos a iniciar uma nova promessa pra “Santa”, infelizmente a realidade da maioria de nós é que se não parcelamos não temos condições de alcançar e realizar o projeto. E assim seguimos, só não podemos perder o controle.

Conclusão

Como vimos, o 13º salário é extremamente importante, pois é um recurso que nos ajuda a lidar com diversas situações financeiras. Ele é quem ajuda a movimentar a economia no final de ano, esperada por trabalhadores e comerciantes em geral. Desde as lembrancinhas como presente de Natal ou renovação do mobiliário da casa, troca de carro, geralmente levam a aquisição de novas dívidas, e  maiores com o calor da emoção.

Essa época do ano deixa o coração aquecido e cheio de esperança para o novo ano que logo se inicia.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post e que ele possa te ajudar a tomar melhores decisões sobre como gastar seu 13º.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.