Estar bem consigo mesmo: Aceitar-se, amar-se e cuidar-se

Escrito por Giovana Pereira em

Estamos todos em busca do mesmo objetivo: estar bem consigo mesmo e buscar a felicidade!! Nem sempre sabemos o que precisamos fazer para conseguir alcançá-la. Muitas vezes, nos sentimos presos em nossos próprios pensamentos e sentimentos, essa sensação é extremamente comum.

Quando isso acontece, é importante lembrar que você é capaz de superar qualquer situação, de encontrar a felicidade nas pequenas coisas e conquistar primeiramente a autoaceitação.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a encontrar o equilíbrio entre si mesmo e o mundo que o cerca, e a melhor maneira de se aceitar, se amar e se cuidar.

Aceite-se

O primeiro passo para que você possa se aceitar é o autoconhecimento. É comum nos sentirmos inferiores ao que realmente somos, porém é importante ressaltar que cad um de nós e único. Pode até ser que exista alguém muito parecido fisicamente ou possua uma personalidade similar à sua, mas não há ninguém idêntico a você.

Aprenda a se aceitar, se amar e se cuidar como você é. Tenha em mente que todos nós possuímos limitações, pontos fracos, imperfeições e problemas para lidar. Aceite suas falhas, e lute por sua felicidade: é fundamental saber priorizá-la. Lembre-se de que pertencemos ao mesmo mundo e que somos todos únicos.

É importante mudar o foco e dispor de um tempo, estar bem consigo mesmo, significa estarmos dispostos a introspecção para nos conhecermos melhor.

Seja gentil consigo mesmo

É crucial que todos nós tenhamos em mente que somos seres em constante evolução e que sempre há espaço em nós mesmos para melhorias, porém precisamos nos lembrar de que essas mudanças ocorrem para nos sentirmos felizes conosco mesmos. Logo, o importante é que sejamos felizes com o que somos.

Lembre-se de ser gentil consigo mesmo, com tolerância e compreensão, mesmo quando as coisas não correm como o planejado. Ser gentil é o primeiro passo para se aceitar e se cuidar.

Pratique a autocompaixão

Ser gentil consigo mesmo é importante porque ajuda a praticar a autocompaixão. É importante que você se permita sentir, aceitar e experimentar sentimentos como tristeza, medo, ansiedade e raiva, não reprimi-los logo de início.

É importante que você não se julgue ou critique por se sentir desse jeito, mas que experimente esses sentimentos e saiba que esse é o seu, único, modo de ser.

Encontre seu propósito

Muitas vezes, sentimos que estamos perdidos e sem rumo. É importante ter em mente que somos todos diferentes e que cada um de nós tem um propósito diferente no mundo.

Busque o que significa ser feliz para você e faça o que for preciso para realizar esse propósito. Muitas vezes, nosso propósito está diretamente conectado à nossa fé. Seja qual for a corrente que você segue, tente se conectar verdadeiramente a ela, caso ainda não tenha feito isso, nesse processo, seu propósito pode ser revelado.

Cuide de sua saúde

Cuidar bem da saúde é fundamental para estar bem consigo mesmo. Seja física, mental, financeira ou espiritualmente, é importante estar atento às nossas necessidades para que possamos nos cuidar e viver plenamente. Para melhorar nosso físico, nutrir seu corpo com alimentos saudáveis, descanse o suficiente e se exercite.

Além disso, para cuidar dos demais pilares de sua saúde, procure alguém de confiança com quem possa dividir seus fardos, aprenda a administrar bem seu dinheiro e conecte-se à sua fé.

Durma bem e procure uma válvula de escape

Durma bem e pratique algum hobby ou faça algo criativo que lhe dê prazer, para que não exista uma sobrecarga sobre você. Pode ser desenhar, cantar, dançar, tocar um instrumento ou qualquer outra atividade de que você goste, desde que o ajude a descarregar os problemas.

Desligue-se

Outra forma de nos cuidarmos é desconectando-nos. Às vezes é importante desligar-se da tecnologia e do mundo real para nos conectar a nós mesmos. Tome um tempo, respire fundo e escutar a voz do seu coração.

Faça amizades

Outra coisa importante para se sentir bem com a si mesmo é ter amigos. É importante ter pessoas ao nosso lado para compartilhar nossas alegrias e tristezas.

Busque por amizades que lhe tragam paz e tranquilidade, mas, acima de tudo, segurança. Saiba identificar aqueles que têm verdadeiramente algo bom a agregar, não somente mais problemas e responsabilidades.

Valorize-se

Finalmente, é importante valorizar-se a si mesmo. Não seja duro ou crítico demais com você. Lembre-se de que você tem um propósito e é único em sua essência. Então, reconheça sua própria beleza, aceite-se e vibre com isso.

Estar bem consigo mesmo resume-se em:

O caminho para aceitação, amor próprio e autocuidado é uma jornada única e pessoal. É importante que você saiba que é capaz de se aceitar e se amar como é, pois isso lhe trará paz interior e uma vida mais satisfatória.

Por isso, se permita experimentar os sentimentos sem julgamentos, pratique a autocompaixão, cuide da sua saúde, durma e descanse bem, alimente seu lado espiritual, faça amizades e, acima de tudo, valorize-se.

Estes são alguns dos passos que você pode dar para estar bem consigo mesmo.

Sobre o Autor
Giovana Pereira
Sou Giovana Pereira, responsável pela pesquisa, redação e pela construção do conteúdo. Neste blog, fornecerei dicas e informações sobre assuntos cotidianos para sua diversão e aprendizado.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.