Finalmente chegou! No próximo domingo, já temos Fórmula 1! O campeonato, supervisionado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), completa 73 anos de existência. Neste artigo, mostraremos o grid da temporada e o calendário dos GPs para você se preparar para a Fórmula 1 2023! Acompanhe!
Em 2022 tivemos mudanças na Fórmula 1. As equipes que quase monopolizaram o campeonato por muitos anos caíram, já outras, se levantaram. Ainda, na temporada anterior, Max Verstappen (Red Bull) foi bicampeão mundial e sua equipe também conquistou o título mundial de construtores, seguida pelas tradicionais Ferrari e Mercedes.
Em segundo lugar no mundial de pilotos ficou Charles Leclerc (Ferrari), com Sergio Pérez (também da Red Bull) em terceiro.
No entanto, espera-se que isso mude: pilotos contratados por outras equipes, chegada de novos pilotos, troca de chefes de equipe, melhorias no carros... futuramente, escreveremos mais artigos comentando sobre.
Como mencionado anteriormente, domingo, 5 de março, no Bahrein, ocorrerá o 1° Grande Prêmio da temporada de 2023 da Fórmula 1, que contará com 23 corridas. A corrida será às 12h (Horário de Basília), com a transmissão pela Rede Bandeirantes iniciando às 11h30. Veja a seguir o grid para esse ano e o calendário das corridas de Fórmula 1 para 2023:
Veja a seguir os pilotos confirmados para esta temporada:
Com os atuais campeões mundiais de construtores, continuam o atual bicampeão mundial Max Verstappen, que tem contrato com a equipe até 2028, enquanto o piloto mexicano Sergio Perez permanece pela equipe até, pelo menos, dezembro de 2024.
Pela tradicional equipe italiana, disputam o atual vice-campeão Charles Leclerc e o 5° colocado de 2022 Carlos Sainz. Os contratos dos dois pilotos com o vice-campeão mundial de construtores expiram em dezembro de 2024.
Pelo time alemão, o piloto George Russell, que passa sua segunda temporada com a equipe, e o heptacampeão mundial Lewis Hamilton permanecem. Ambos os atletas se comprometeram a pilotar pela Mercedes até dezembro de 2023.
Pela Alpine, estará na nas pistas o francês Esteban Ocon, na equipe desde 2020. Seu contrato foi renovado em 2021 e termina em dezembro de 2024. Além dele, a equipe conta ainda com o francês, ex-AlphaTauri Pierre Gasly, cujo contrato é plurianual.
[artigos]
Além de Lando Norris, que está na equipe desde 2019 e possui contrato até 2025, a equipe britânica também conta com o estreante na Fórmula 1, Oscar Piastri. O novato substituiu o australiano Daniel Ricciardo, que deixou a McLaren e voltou para sua antiga equipe: a Red Bull, mas como piloto reserva.
Para a Alfa Romeo, que terminou em sexto na classificação final da equipe em 2022, os pilotos permanecem inalterados: o chinês Guanyu Zhou tem contrato com a equipe até o final de 2023, enquanto o contrato do finlandês Valtteri Bottas termina em dezembro de 2025.
Na equipe britânica, o canadense Lance Stroll renovou seu contrato por tempo indeterminado. A Aston Martin também tem uma novidade: o piloto espanhol Fernando Alonso, ex-participante da Alpine, se juntou à equipe para substituir o alemão Sebastian Vettel, que se aposentou em 2022.
Pela Haas, continua o dinamarquês Kevin Magnussen, que atua pela equipe norte-americana a partir de 2022, e seu contrato vai até dezembro de 2023. Enfrentando a saída de Mick Schumacher, que se tornou o novo piloto substituto da Mercedes, o alemão Nico Hulkenberg deve retornar como titular da Fórmula 1 após quatro anos. Atualmente não há informações sobre seu contrato com a equipe.
Também tivemos mudanças no "elenco" da equipe italiana. O japonês Yuki Tsunoda, que está no time desde 2021, ficará até o final da temporada. Em 2023, um novo piloto se junta ao time, substituindo Pierre Gasly na AlphaTauri: estamos falando do campeão da Fórmula E pela Mercedes, Nyck de Vries.
[artigos-fotos]
Por fim, para a Williams, o piloto tailandês Alex Albon permanece, com contrato até pelo menos dezembro de 2024. No entanto, com a saída de Nicolas Latifi, o piloto reserva do time até a temporada anterior, Logan Sargent, ocupará seu lugar. Informações sobre o contrato do novo piloto titular ainda não foram divulgadas.
Veja a seguir o calendário dos Grandes Prêmios que acontecerão em 2023:
No Brasil, a Fórmula 1 é transmitida pela Rede Bandeirantes, tanto pela Band TV quanto pela BandSports.
Gostou do nosso conteúdo? Tem muito mais sobre esportes e automobilismo esperando por você no nosso portal!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!