O Catar é um país rico em cultura e história, e sedia a Copa do Mundo de 2022. Com isso, o país tem se preparado para receber turistas de todo o mundo. Catar tem muito para oferecer aos visitantes, desde belas paisagens naturais até monumentos históricos, e possui uma cultura rica e diversos fatos interessantes sobre seu território e população.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o país dispõe de mais do que apenas impressionantes dunas em seus desertos. Neste artigo, estão listadas as melhores opções do que fazer durante uma visita a essa nação e algumas curiosidades gerais sobre a nação que é o centro das atenções durante o fim de 2022.
O Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2022 ainda em 2010, e já em 2014, deu início às obras para conseguir acolher milhares de torcedores das nações participantes. O maior campeonato de futebol mundial acontece entre os dias 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022, e conta com grandes e luxuosas estruturas, o que fez com que essa copa se tornasse a mais cara da história.
Confira a seguir a lista com ótimas curiosidades do Catar separadas por nós:
A cidade de Doha, o coração do turismo catari, recebeu esse nome por significar "redondeza", justamente pelo fato das baías ao redor do litoral da cidade serem arredondadas, é um lugar perfeito para diversos tipos de turismo: desde visitas a praias relaxantes, como a Banana Island e The Pearl, a espetaculares museus e safáris pelas dunas do deserto, que podem ser feitos de camelo ou de buggy.
Considerado o maior acervo de arte islâmica do mundo, um dos grandes trunfos da capital Doha é o Museu de Arte Islâmica (MIA), o qual preserva a tradição e cultura árabe em uma estrutura simétrica e rica em detalhes. O museu fica no Corniche, um calçadão à beira mar com 7 km de extensão no qual estão os principais pontos turísticos de Doha, como o Museu Nacional do Catar e o Souq Waqif, o mercado mais popular de Doha. Também merecem destaque os passeios de barco pela baía de Doha, perfeitos para apreciar a vista do município.
Entre as outras cidades famosas do Catar estão Al Rayyan - conhecida por seus monumentos naturais e históricos -, Al Zubarah, reconhecida como Patrimônio mundial da ONU para a Educação, Ciência e cultura em 2013, além de ser notada pelo seu comércio de pérolas, juntamente com Al Khor - e Khawr Al Udayd - um dos poucos lugares do mundo em que o mar invade o deserto -.
O país é considerado um dos mais ricos do mundo, sendo que em 2017, foi a nação que registrou o maior PIB per capita do planeta, com US$ 124 mil. Atualmente o Catar se encontra na oitava posição no ranking mundial em relação ao PIB per capita, registrando US$ 68.581,04, tudo isso com uma das menores cargas tributárias mundiais.
O mais importante pilar da economia do emirado (aquele que é governado por um emir), é a exploração do petróleo, porém outras fontes de renda do país são o comércio de pérolas, ouro e diamante, favorecidos pela grande circulação nos portos do país, além de ser um dos maiores exportadores de gás natural do mundo.
O Catar tem um dos maiores investimentos per capita em infraestrutura do mundo. Desde 2000, o país tem investido cerca de US $140 bilhões em projetos de infraestrutura, incluindo estradas, pontes, portos e aeroportos. O país conta com um dos maiores aeroportos do mundo: o Aeroporto Internacional Hamad, em Doha, possui seis pistas e pode manipular 60 milhões de passageiros por ano. Também é o lar da Qatar Airways, uma das principais companhias aéreas do mundo.
O transporte ferroviário também está sendo desenvolvido no Catar com a construção da Doha Metro e do Qatar Railways Company (QRC). A Doha Metro tem 100 km de trilhos e 150 estações. Já o QRC gerenciará os serviços ferroviários no país, incluindo a ligação com o restante da Arábia Saudita através da Ferrovia Norte-Sul (NST).
Com relação às rodovias, o Catar possui um total de 12 000 km de vias pavimentadas. As principais rodovias do país ligam Doha à Arábia Saudita (via a Auto-estrada Norte-Sul), Bahrein (via a Ponte King Fahd) e Emirados Árabes Unidos (via a Ponte Abu Dhabi).
A religião predominante no Catar é o islamismo, assim como na maior parte do Oriente Médio. Porém, pelo fato de ser um país composto por muitos imigrantes, apresenta outras religiões, como o cristianismo, budismo e hinduismo. O idioma oficial do país é o árabe, embora seja muito comum ouvir cidadãos se comunicando em inglês nas ruas da nação.
Como citado anteriormente, grande parte da população catari é composta por imigrantes, e isso se reflete diretamente na cultura da nação, que é uma mistura de influências árabes e ocidentais.
Um fato interessante sobre o país e que gerou repercussão na época da copa é o de que o consumo de álcool em locais públicos não é permitido, pois é uma prática proibida pelo islamismo, que, como vimos, é a religião predominante no Catar. O álcool é liberado apenas em lugares específicos, como bares e hotéis, embora o preço do produto ainda seja alto.
A culinária do país árabe, valorizada pelos seus habitantes, é rica na mistura de especiarias, sendo o cardamomo e o açafrão temperos presentes em diversos pratos. No Catar, que é conhecido por sua hospitalidade, um meio de dar boas-vindas a turistas é oferecendo doces e café árabe.
Como você pode ter visto, o Catar é um país repleto de curiosidades. Agora que você conhece um pouco mais sobre o país-sede da Copa de 2022, que tal explorar mais ainda? A Pá Virada é o site ideal para você. Aqui você encontra artigos sobre os assuntos que mais te interessam. Aproveite para se manter informado!
Gostaria de saber mais sobre as preparações do Catar para sediar a Copa? Acesse esse link e aproveite!
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!